Os azuis e brancos venceram o Vitória de Guimarães por duas bolas a uma, num jogo em que entraram a perder. O Vitória marcou primeiro com um golo apontado por André Silva, mas Zaidu e Francisco Conceição acabaram por dar o triunfo aos dragões.

Ao fundo, Francisco Conceição festeja o golo da vitória do FC Porto. Foto: FC Porto/Facebook

Foi no Estádio Dom Afonso Henriques, em jogo a contar para a 11.ª jornada da Primeira Liga, que o Futebol Clube do Porto regressou, este sábado, às vitórias para o campeonato, ao derrotar o Vitória de Guimarães. Depois do desaire, em casa, diante do Estoril, e da vitória europeia diante do Antuérpia, o FC Porto entrou no jogo a perder, mas deu a volta ao texto.

As probabilidades pendiam para o lado dos dragões, mas quem entrou com mais vontade de vencer foram os conquistadores, que dominaram praticamente toda a primeira parte. Na segunda metade, o Vitória desceu de ritmo e permitiu ao Futebol Clube do Porto jogar mais largo e abrir mais espaços para criar mais oportunidades.

André Silva, da formação minhota, apontou o primeiro golo da partida, que surgiu da marcação de um penálti. O jogador do Vitória permitiu a defesa de Diogo Costa à primeira, mas conseguiu marcar na recarga, após um ressalto da defesa.

O FC Porto chegou ao empate ainda na primeira parte, com um golo de bola parada. Francisco Conceição assistiu Zaidu que cabeceou para o fundo das redes de Bruno Varela. O segundo golo, que só chegou na segunda parte, foi apontado por Francisco Conceição, numa transição rápida depois de um ataque do Vitória.

Com este resultado, os azuis e brancos mantêm-se no terceiro lugar do campeonato, com 25 pontos, e os conquistadores descem para o sexto lugar, com 19 pontos.

Uma primeira parte muito apagada para o FCP

Nuno Almeida apitou para o início da partida e foi logo aos cinco minutos que surgiu a primeira oportunidade para os azuis e brancos. Evanilson fugiu à marcação e rematou para uma defesa apertada de Bruno Varela. A bola ainda sobrou para outro jogador, mas a acabou por ser desviada para canto.

A formação minhota soube responder e, aos 16 minutos, na sequência de uma tentativa de remate na área portista, João Mário acabou por cortar a bola com a mão, o que resultou num penálti para os conquistadores. No primeiro remate da linha dos 11 metros, Diogo Costa conseguiu defender o pontapé, mas na recarga, André Silva colocou a bola do lado oposto da baliza e ficou, assim, confirmado o primeiro golo da partida.

Aos 18 minutos, nova oportunidade para o Vitória de Guimarães. Jota Silva apareceu desmarcado nas costas da defesa portista e rematou para a defesa de Diogo Costa. Aos 22 minutos, Jota voltou a criar perigo para a baliza portista, mas Diogo Costa voltou a salvar o Porto de uma desvantagem mais alargada.

Aos 24 minutos, a formação do Porto tentou responder. Com um passe de trivela de Francisco Conceição, Evanilson tentou desviar a bola para o fundo das redes vitorianas, mas Bruno Varela segurou.

Aos 39 minutos, depois de Diogo Costa ter segurado o resultado, os dragões conseguiram chegar ao empate. Um cruzamento teleguiado de Francisco Conceição deu a Zaidu a oportunidade de cabecear para golo e o lateral não desperdiçou a oportunidade. Golo para o Futebol Clube do Porto e novamente tudo em aberto.

Jogo mais equilibrado e reviravolta para os dragões

Já na segunda parte, aos 58 minutos, um desvio de Jota Silva para a baliza de Diogo Costa acabou por sair ao lado e deu oportunidade ao FC Porto de sair a jogar. Francisco Conceição não desperdiçou e com uma finalização sublime virou o jogo do avesso e colocou o Porto a vencer.

Aos 66 minutos, Pepe revelou dificuldades na coxa esquerda e saiu para dar lugar a Fábio Cardoso. Podem ser más notícias para a seleção nacional, que pode não contar com a presença do central de 40 anos para os jogos de novembro.

Aos 77 minutos, Galeno, que entrou na segunda parte, ganhou na marcação de Miguel Maga e fez um remate à entrada da área. A bola ia para o lado direito da baliza, mas Bruno Varela evitou que os dragões aumentassem a vantagem.

A formação de Guimarães tentou responder com um remate de Dani Silva no minuto 79. Atirou de longe, com força e tentou colocar a bola do lado esquerdo da baliza portista, mas novamente Diogo Costa foi o muro que impediu o Vitória de empatar. Não foi por isso de estranhar que tenha sido eleito o homem do jogo, pela Liga Portugal.

Sérgio Conceição: “Podíamos ter feito mais”

Na conferência de imprensa, o treinador do Futebol Clube do Porto admitiu que foi um “triunfo difícil contra uma boa equipa”. Ao confessar que faltou o terceiro golo e que não conseguiram encontrar espaços, o ex-futebolista afirmou que a equipa podia ter feito mais para sair com uma vitória mais tranquila.

“Há situações em que temos de ter mais qualidade”, disse o treinador. Este é um tema que tem sido abordado em quase todas as conferências: a falta de concretização na finalização. Conceição afirmou que “esperava mais”, mas que nunca pode “deixar de parte a qualidade dos adversários”.

“Jogo competitivo, muitos duelos, muitas faltas”, foi assim que o treinador descreveu a partida. Contudo, o importante para a equipa do Futebol Clube do Porto foi sair de Guimarães com os três pontos, “numa casa difícil”.

Álvaro Pacheco: “Perdeu a melhor equipa”

O treinador do Vitória de Guimarães mostrou-se orgulhoso na forma como a sua equipa encarou uma das melhores formações do campeonato. “Não só criámos mais oportunidades, como mandámos nos 90 minutos”, afirmou o treinador.

Álvaro Pacheco considerou que foi o Vitória quem controlou o jogo e que os vitorianos foram “muito superiores ao Porto”Para o treinador, a melhor equipa em campo foi a formação vitoriana, apesar do resultado não ter sido condizente com a opinião.

O treinador queria sair do jogo com pontos, objetivo não conseguido. “Saímos tristes porque não conseguimos pontuar”, disse. Mas afirmou que conseguiu mostrar que os vitorianos são “capazes de mandar”, afirmando ainda que “a equipa mais audaz foi o Vitória”.

Depois da pausa para seleções, o FC Porto volta a jogar a contar para a Taça de Portugal, com o CDC Montalegre, no dia 24 de novembro. O Vitória joga no dia a seguir, para a mesma competição, com o Lank Vilaverdense.

Editado por Filipa Silva