O FC Porto foi ao Bosuilstadion, na Bélgica, vencer por quatro bolas a uma o Antuérpia. Evanilson fez um 'hat-trick' e os dragões ascenderam ao segundo lugar do grupo, com menos três pontos que o líder, Barcelona.

Evanilson foi o homem da noite em Antuérpia. Foto: FC Porto/Facebook

O FC Porto venceu, esta quarta-feira (25), por 1-4, diante do Antuérpia, no Bosuilstadion, na Bélgica. Em jogo a contar para a terceira jornada do grupo H da Liga dos Campeões, Evanilson esteve em destaque ao marcar um hat-trick e Eustáquio fez o segundo golo da equipa de Sérgio Conceição.

Com este resultado, o FC Porto isola-se no segundo lugar no grupo H, com seis pontos. O Antwerp ocupa a última posição no grupo com zero pontos e com três derrotas consecutivas.

Um FC Porto pouco ofensivo na primeira parte

Num estádio lotado, com 15 mil espectadores, Arbnor Muja, do Antuérpia, foi o autor do primeiro remate aos nove minutos defendido por Diogo Costa.

Do lado dos azuis e brancos, ao minuto 15, Stephan Eustáquio puxou a camisola de um adversário e o árbitro do jogo, o francês Benoît Bastien, assinalou falta e mostrou o cartão amarelo ao médio portista.

Ainda do lado dos dragões, à passagem do minuto 22, Mehdi Taremi recebeu um passe dentro da área, mas o remate à baliza dos belgas foi cortado pela defesa do Antuérpia. Os jogadores do FC Porto pediram penálti e o árbitro foi verificar ao VAR.

Passado um minuto, o francês decidiu que não houve infração e, por isso, não assinalou penálti para a equipa de Sérgio Conceição.

Aos 35 minutos de jogo, o Antuérpia tinha 62% da posse de bola, enquanto o FC Porto tinha apenas 38%. Os belgas dominavam o jogo com várias recuperações de bola e superioridade nos duelos individuais.

Foi assim que Alhassan Yusuf fez o primeiro golo para a equipa da casa, ao minuto 37. O médio rematou num ressalto para o lado direito da baliza, não dando hipótese de defesa a Diogo Costa.

Aos 44 minutos da partida, o treinador dos dragões viu-se forçado a substituir Wendell por Evanilson devido a uma lesão do defesa. Mal sabia que tinha metido em jogo o homem que viria a fazer a diferença no marcador.

No quarto minuto de compensação, Arbnor Muja tentou mais um golo para o Antuérpia, através de um pontapé de canto, porém, Diogo Costa executou com sucesso a defesa.

Uma excelente recuperação dos dragões

A equipa do FC Porto voltou para a segunda parte mais ofensiva, com mais intensidade, segurança e com um maior controlo sobre o jogo. 

Logo no primeiro minuto da segunda parte, Evanilson conseguiu o empate para os dragões com um remate à baliza que passou por cima do guarda-redes do Antwerp.

A reviravolta no marcador para os nortistas aconteceu aos 54 minutos: Stephen Eustáquio foi quem conseguiu a vantagem. João Mário efetuou uma jogada brilhante ao fintar um jogador do Antuérpia e ao passar a bola para o médio que rematou a bola para o lado esquerdo. Intensificaram-se os gritos de incentivo à equipa por parte dos 800 adeptos portistas que foram à Bélgica.

Aos 63 minutos, Toby Alderweireld do Antuérpia ameaçou chegar ao empate: cabeceou para a baliza uma bola recebida de um pontapé de canto que foi direta à barra.

A equipa dos dragões teve, à passagem do minuto 66, uma grande oportunidade de golo com um remate de Pepê à baliza. Jean Butez fez uma grande defesa.

Já ao minuto 69, Evanilson alargou a vantagem do FC Porto. João Mário recebeu a bola de Eustáquio pelo lado esquerdo, subiu no terreno, virou para Pepê que, de primeira, meteu no centro, à entrada da grande área, onde Evansilson finalizou em golo um remate colocado, sem hipótese de defesa para o guarda-redes. Estava feito o 1-3.

Aos 77 minutos, uma oportunidade para a equipa da casa: Owen Wijndal fez um remate à baliza dos dragões que obrigou Diogo Costa a esticar-se para defender. A bola acabou por bater no poste esquerdo.

O treinador dos belgas, Mark van Bommel, aproveitou para fazer três substituições na equipa: Michel-Ange Balikwisha, Vincent Janssen e Arbnor Muja deram lugar, respetivamente, a Anthony Valencia, George Ilenikhena e Chidera Ejuke.

Quatro minutos depois, foi a vez de Sérgio Conceição mexer na sua equipa: Stephen Eustaquio, Alan Varela e Pepê foram substituídos, por Marko Grujic, Nico e Francisco Conceição.

Ao minuto 84, Evanilson fechou o hat-trick que fez dele o homem do jogo. O avançado recebeu uma bola de Taremi que colocou em arco por cima do guarda-redes dos belgas. O FC Porto vencia, então, o Antuérpia por quatro bolas a uma.

O jogo no Bosuilstadion terminou aos 96 minutos com a vitória do FC Porto, a segunda na presente edição da Liga dos Campeões. 

Sérgio Conceição: “Tivemos de fazer um refresh ao intervalo”

Na flash interview, Sérgio Conceição realçou que a entrada de Evanilson foi decisiva para o resultado final.

Apesar da vitória, o treinador dos dragões reconheceu o mérito da equipa adversária: “Estamos a jogar na melhor prova de clubes do mundo e temos de olhar para o adversário com o respeito que merece”.

Conceição admitiu que estava “muito aziado” ao intervalo, mas considerou que o desempenho da equipa na segunda parte o deixou “bastante mais satisfeito”. Sobre o apuramento para os oitavos de final, o treinador do FC Porto assinala que “para já, nada está conseguido”.

Já na sala de imprensa, Sérgio Conceição acrescentou que a equipa teve de entrar mais coesa na segunda parte: “Tivemos de fazer um refresh ao intervalo e tivemos de meter cá para cima algumas caraterísticas da equipa, como a agressividade e intensidade”.

Para o técnico dos azuis e brancos, neste momento, o importante é pensar no próximo jogo do campeonato frente ao Vizela, o principal objetivo da equipa.

Mark van Bommel: “A Champions é um mundo novo para o Antuérpia”

Na conferência de imprensa, Mark van Bommel sublinhou o bom desempenho do Antuérpia na primeira parte, o que não se manteve no jogo todo: “Conseguimos pressionar um grande adversário, mas tudo tem de ser feito durante 90 minutos”.

O técnico da equipa belga notou que, na segunda parte, a equipa perdeu “muitas vezes a bola e o campo cresceu”.

O treinador do Antuérpia terminou a conferência a lembrar o nível da competição em que a sua equipa está esta época inserida: “Já tivemos os jogos teoricamente mais acessíveis, mas se estivéssemos na Liga Europa ou na Liga Conferência não teríamos zero pontos. Não é uma desculpa, é uma realidade. Isto é um novo mundo”.

No próximo domingo (29), o FC Porto desloca-se ao estádio do Vizela para o campeonato e o Antuérpia vai a casa do Club Brugge para a Liga Pro da Bélgica.

Para a Liga dos Campeões, o próximo jogo dos dragões é em casa com o Antuérpia, no dia 7 de novembro.

Editado por Filipa Silva