Os azuis e brancos venceram o Portimonense por uma bola a zero, num jogo completamente dominado pelos dragões. Apesar do resultado encolhido, não faltaram oportunidades para a equipa da casa. O jogo terminou sofrido para o Porto, que terminou a partida reduzido a dez jogadores.

Sérgio Conceição mostrou-se muito satisfeito com o desempenho do FC Porto diante do Portimonense. Foto: FC Porto/Facebook

Foi no Estádio do Dragão, na oitava jornada da Primeira Liga, que o Futebol Clube do Porto voltou às vitórias, este domingo, depois de ter perdido com o rival Benfica para o campeonato, e com o Barcelona para a Liga dos Campeões.

As probabilidades pendiam para o lado dos dragões, que há 17 jogos não perdiam com o Portimonense, mas mantinha-se o desafio. A equipa de Portimão tem tido um desempenho ascendente, com triunfos sobre o Vizela e o Vitória de Guimarães.

O FC Porto entrou dominante e com fome de vencer. Mudou o sistema tático em relação ao jogo anterior, com o Barcelona, e voltou a não contar com a presença dos centrais Pepe e Marcano, ainda lesionados.

Evanilson apontou o único golo da partida, aos nove minutos, e David Carmo foi expulso por acumulação de amarelos, aos 83 minutos. Já depois dos 90′, Toni Martínez ainda colocou a bola no fundo das redes, mas o golo foi anulado por fora de jogo.

o lado do Portimonense registo para duas grandes oportunidades de golo: uma aos 59′ travada por uma grande defesa de Diogo Costa e outra, de livre, que saiu dos pés de Carlinhos. A bola falha a baliza por centímetros.

Com este resultado, Futebol Clube do Porto mantém-se no terceiro lugar do campeonato, com 19 pontos, já o Portimonense é o 12.º classificado, com oito pontos.

Primeira parte arrefecida

Desde o arranque do jogo que o domínio dos azuis e brancos se fez notar. Logo aos três minutos, Evanilson recebeu um cruzamento de João Mário, mas não soube aproveitar e a bola saiu muito por cima.

Contudo, aos nove minutos, o camisola 30 do Porto redimiu-se e abriu o marcador. Num rápido contra-ataque dos portistas, Pêpê estendeu o tapete a Evanilson que rematou no coração da área adversária. A bola acabou por passar por cima de Vinícius, depois de embater nas pernas de Filipe Relvas, quando o defesa do Portimonense tentava cortar a jogada.

Ficaram amarelados, na primeira parte, David Carmo e Alan Varela. Ambos os cartões amarelos foram mostrados depois de faltas que evitaram contra-ataques perigosos por parte do Portimonense.

No intervalo, os dragões fizeram a sua primeira substituição da partida. Saiu Alan Varela para dar lugar a Stephen Eustáquio.

Chuva de oportunidades e cartões na segunda parte

Logo no início da segunda parte, aos 48 minutos, Pêpê teve nos pés a oportunidade de fazer o dois a zero, mas o guarda-redes do Portimonense foi chamado a jogo e fez uma grande defesa. Aos 55 minutos, Pêpê tentou novamente a sua sorte, mas Vinícius defendeu mais uma vez.

Foi no minuto 58 que o Portimonense perdeu a oportunidade de empatar o jogo. Apanhando a defesa do Futebol Clube do Porto distraída, Hélio Varela colocou velocidade no jogo e rematou à baliza de Diogo Costa. O guardião portista esteve à altura e fechou as portas da baliza azul e branca. Hélio tinha Jasper completamente isolado ao seu lado para fazer o remate certeiro, mas decidiu pelo remate e perdeu a oportunidade de igualar a partida.

Ao minuto 62, houve dupla alteração para os dragões. Galeno entrou para o lugar de Mehdi Taremi e Iván Jaime substituiu Romário Baró.

Vinícius voltou a demonstrar ser um dos melhores em campo, ao defender um cabeceamento de Iván Jaime.

Aos 74 minutos, o marcador do único golo do jogo foi substituído e entrou o avançado Toni Martínez.

A faltarem 10 minutos para os 90, David Carmo viu o seu segundo amarelo por uma falta sobre Paulinho. O Porto ficou reduzido a dez jogadores e a formação algarvia ressurgiu na partida, colocando mais pressão no jogo para tentar chegar ao golo do empate. A expulsão resultou num livre perigoso convertido por Carlinhos, que viu a bola passar bem perto da barra da baliza de Diogo Costa. 

Toni Martínez ainda colocou a bola no fundo da rede adversária para dar o segundo golo à equipa da casa. Mas na análise do VAR, o golo acabou por ser invalidado por um fora de jogo de dois centímetros.

Ainda houve tempo para o capitão do Portimonense, Carlinhos, levar amarelo depois de protestos contra o árbitro. Paulo Sérgio, treinador da equipa visitante, também terminou o jogo amarelado. O encontro terminou com o mesmo resultado da primeira parte.

Sérgio Conceição: “Um jogo de sentido único”

Na conferência de imprensa, o treinador do Futebol Clube do Porto mostrou-se satisfeito, apesar da vitória pela margem mínima: “Foi um resultado curto pelo que se passou, porque foi um jogo de sentido único”, disse aos jornalistas. “Criámos muito e isso deixa-me satisfeito. Deixava-me preocupado era se não criássemos”, concluiu.

O treinador considerou que a sua equipa se mostrou competente e mostrou algum desagrado com a anulação do segundo golo dos azuis e brancos. “Um golo anulado por um cabelo”, foi assim que Sérgio Conceição se pronunciou acerca do fora de jogo tirado a Toni Martínez.

”No último terço, houve situações claras para golo e depois é melhorar num ou outro aspeto”, disse ainda. Conceição não viu o falhanço de oportunidades como algo negativo. Gostou da qualidade com que se chegou ao último terço do campo adversário, afirmando que há dias em que as oportunidades se aproveitam mais que outras, sabendo que é preciso fazer melhor na finalização.

Paulo Sérgio: “Tentamos virar o jogo para o nosso lado”

O treinador do Portimonense Sporting Clube admitiu o domínio do FC Porto. Reconheceu ainda que “a grande missão de segurar os primeiros minutos de jogo” falhou. Ainda assim, o treinador afirmou que os seus jogadores demonstraram “audácia” mais para o fim da partida.

“Tentamos virar o jogo para o nosso lado”, analisou Paulo Sérgio, depois de referir que a expulsão de David Carmo permitiu uma maior abertura de jogo ao Portimonense. O treinador admitiu que a sua equipa podia ter feito “melhor”, depois da pressão feita nos últimos minutos da disputa.

O resultado ficou em dúvida até ao final da partida e, por isso, Paulo Sérgio “tira o chapéu à equipa” do Portimonense. Com jogadores que pisaram pela primeira vez o relvado do Dragão, o treinador considerou a exibição positiva, apesar da derrota.

Depois da pausa para as seleções nacionais, o Futebol Clube do Porto volta a entrar em campo no dia 20 de outubro, com o Vilar de Perdizes, a contar para a Taça de Portugal. No mesmo dia, o Portimonense joga com o Covilhã também para a prova rainha.

Editado por Filipa Silva