FC Porto foi ao Estádio da Luz perder por uma bola a zero com o SL Benfica. Di María foi quem fez vibrar um Estádio da Luz lotado. Dragões jogaram três quartos do jogo com menos um jogador.

Dragões agradeceram no final aos adeptos que se deslocaram à Luz. Foto: FC Porto/Facebook

O FC Porto perdeu, esta sexta-feira (29), por uma bola a zero diante do SL Benfica, no Estádio da Luz. No primeiro clássico da temporada, em jogo a contar para a 7.ª jornada da Primeira Liga, o golo marcado por Di Maria na segunda parte bastou para sentenciar o marcador. A expulsão de Fábio Cardoso, ao minuto 19, deixou os dragões a jogar com menos um jogador desde o minuto 19.

Com este resultado, o SL Benfica isola-se no primeiro lugar do campeonato, à condição, com 18 pontos e o FC Porto fica para já na terceira posição, com 16 pontos. O topo da tabela pode, contudo, mexer, já este sábado (30), com a realização dos encontros entre o Boavista e o Famalicão e o Sporting-Farense.

Uma primeira parte equilibrada

O onze inicial do Futebol Clube do Porto sofreu duas alterações em relação ao último jogo em casa frente ao Gil Vicente: Iván Jaime e André Franco deram lugar, respetivamente, a Romário Baró e Pêpê. Do lado do SL Benfica, Di María e David Neres, pela primeira vez, entraram no onze titular.

Num estádio lotado, com mais de 62 mil espectadores, Di María foi o autor do primeiro lance digno de registo com um remate aos dois minutos. A bola saiu por cima da barra.

Aos cinco minutos, Romário Baró fez uma grande jogada para Stephen Eustáquio que rematou de longe, mas a bola saiu por cima da baliza. Neste momento da partida, o Benfica assumiu a posse de bola com passes curtos.

Aos 16 minutos, a equipa de Sérgio Conceição tentou surpreender o guarda-redes das águias com um remate de Galeno, mas a bola passou por cima da barra.

Mais uma vez, ao minuto 18, Galeno rematou à baliza de Anatoliy Trubin, mas a bola foi parar diretamente às mãos do guarda-redes.

Ainda do lado dos azuis e brancos, Fábio Cardoso dos dragões rasteirou o adversário David Neres ao minuto 19, o que resultou na sua expulsão.

Com o FC Porto reduzido a dez jogadores, Sérgio Conceição mexeu na equipa logo aos 25 minutos. Romário Baró deu lugar a José Pedro.

Pêpê, da equipa azul e branca, rematou de longe, ao minuto 40, em direção à baliza, mas Anatoliy Trubin, com uma grande defesa, desviou para canto.

Do lado das águias, e aos 42 minutos, foi Di María a desmarcar David Neres que rematou por cima da barra da baliza de Diogo Costa.

Já no segundo minuto do tempo de compensação, o argentino rematou para a baliza azul e branca, mas a bola voltou a sair por cima da baliza.

Encarnados chegam à vantagem

A equipa do SL Benfica voltou para a segunda parte com mais intensidade, com mais controlo sobre o jogo e com mais posse de bola.

Ao minuto 51, Alexander Bah tentou cruzar para a grande área, no entanto, a defesa do FC Porto travou a sua intenção. Dois minutos depois, as águias tentaram o golo na sequência de um pontapé de canto, mas Diogo Costa efetuou uma defesa.

À passagem do minuto 54, a equipa de Roger Schmidt desperdiçou uma oportunidade. Orkun Kokcu rematou já dentro da área portista, mas a bola saiu por cima.

Ao minuto 68, os encarnados encontraram finalmente um caminho até às redes defendidas por Diogo Costa. Di María rematou a bola dentro da área e fez o 1-0. O argentino que está esta época de regresso ao Benfica viu ainda o amarelo na sequência dos festejos por tirar a camisola na celebração do golo.

Apenas três minutos depois, o Benfica rematou à baliza azul e branca, mas Diogo Costa agarrou a bola no ar, com muita segurança.

O FC Porto, que se deixou adormecer, tentou o golo ao minuto 74, com um pontapé livre de Wendell, mas a defesa do SL Benfica cortou.

A poucos minutos do fim, Sérgio Conceição fez mais três substituições: Wendell, Pepê e Alan Varela deram lugar a Gonçalo Borges, Francisco Conceição e Iván Jaime, respetivamente.

Ao minuto 85, Di María cruzou para dentro da área, contudo a defesa do FC Porto interveio a tempo. O árbitro da partida, João Pinheiro, deu seis minutos de compensação.

No decorrer do minuto 92, os azuis e brancos tentaram um cruzamento longo que foi intercetado pela defesa do SL Benfica.

O jogo na Luz terminou aos 98 minutos com a vitória dos encarnados sobre o FC Porto por uma bola a zero.

Sérgio Conceição: “Acho que ganhámos muito mais hoje do que perdemos”

Na sala de imprensa, o treinador do FC Porto considerou que, mesmo reduzidos a dez, os dragões mereciam ter chegado ao fim da primeira parte a vencer: “Iniciámos muito bem estrategicamente e o Benfica não conseguia criar perigo. Ficámos reduzidos a dez elementos e, mesmo assim, chegámos ao intervalo com situações mais flagrantes, e era merecido ter vantagem”.

Sobre a segunda parte, o técnico dos dragões referiu que houve algum desgaste compreensível na equipa dada a desvantagem numérica. O técnico destacou o “trabalho muitíssimo bom” do coletivo azul e branco.

Sérgio Conceição reforçou ainda a ideia de que era importante ter saído da partida com uma vitória – o que não veio a acontecer -, mas enalteceu a performance dos seus jogadores no jogo: “Os jogadores estavam bem e mesmo os jogadores que se estrearam no clássico deram uma resposta muito positiva. Sei que me custa a mim, aos adeptos, aos sócios, aos simpatizantes perder três pontos contra um rival direto, mas acho que ganhámos muito mais hoje do que perdemos”, concluiu o técnico dos dragões.

Roger Schmidt: “Na segunda parte, fizemos tudo com mais intensidade”

Na conferência de imprensa, Roger Schmidt mostrou-se insatisfeito com o desempenho da equipa na primeira metade: “A primeira parte não me satisfez, porque a intensidade e a velocidade do jogo não foram como normalmente costumam ser, não houve muito movimento”. O treinador acrescentou ainda que, nos primeiros 45 minutos, a equipa não foi 100% o Benfica que costuma ser, mas na segunda parte voltou mais forte.

Relativamente à segunda metade, o técnico dos encarnados realçou que já foi um “jogo diferente” com mais movimento, mais intensidade e mais atenção.

Para terminar, Roger Schmidt apontou que o mais importante de tudo foi a vitória e que “não é fácil jogar com o Porto, uma equipa que não perde muitos jogos”.

O campeonato prossegue no próximo fim de semana, com o SL Benfica a deslocar-se ao Estoril no sábado (7) e o FC Porto a receber o Portimonense no Dragão no domingo (8).

Editado por Filipa Silva