FC Porto foi ao Estádio José Alvalade perder por duas bolas a zero com o Sporting CP. A partida garantia ao vencedor o primeiro lugar do campeonato. Dragões jogaram desde os 51 minutos com menos um jogador. Três golos foram anulados pelo VAR.

Equipa do FC Porto agradeceu aos adeptos no final da partida. Foto: FC Porto/Facebook

O FC Porto perdeu, esta segunda-feira (18), por 2-0 diante do Sporting CP, no Estádio José Alvalade. Em jogo a contar para a 14.ª jornada do campeonato, os golos de Viktor Gyökeres e Pedro Gonçalves colocaram a equipa leonina isolada no primeiro lugar da Liga, com mais um ponto do que o Benfica e mais três do que os dragões. 

Os leões dominaram sempre o jogo, criaram mais oportunidades e podiam ter saído do campo com uma vitória mais expressiva. Quanto ao FC Porto, que sofreu um golo cedo e acabou a primeira parte em desvantagem, em nada ajudou a expulsão de Pepe, aos seis minutos da segunda metade, obrigando os dragões a jogar com menos um jogador durante praticamente toda a segunda parte.

Uma primeira parte dominada pelos leões

No dia em que ficou a saber que vai defrontar o Arsenal nos oitavos de final da Liga dos Campeões, o onze inicial do Futebol Clube do Porto sofreu duas alterações em relação ao último jogo em casa frente ao Shakhtar Donetsk: João Mário e Zé Pedro entraram para o lugar de Jorge Sánchez e Fábio Cardoso, respetivamente.

Do lado do Sporting, a entrada de Eduardo Quaresma para o lugar do lesionado Coates foi a grande novidade, mas não a única: Geny Catamo apresentou-se na ala direita, no lugar de Ricardo Esgaio.

Num estádio quase lotado, com 44.385 espectadores, a maior casa da temporada do Sporting, a equipa comandada por Rúben Amorim inaugurou cedo o marcador, para gáudio dos adeptos.

Aos 11 minutos, Matheus Reis colocou a bola em profundidade pela esquerda em Viktor Gyökeres, Pepe seguiu na cobertura, mas o avançado dos leões conseguiu contorná-lo. Já dentro da pequena área, o avançado fez um remate seco rasteiro junto ao poste direito de Diogo Costa, que não teve hipótese de defesa.

Três minutos depois, Nuno Almeida, o árbitro do jogo, mo0strou um cartão amarelo a Pepe, por uma falta sobre Gyökeres.

Aos 17 minutos, foi Alan Varela quem cometeu uma falta e recebeu, também, um cartão amarelo.

À passagem do minuto 20, Pedro Gonçalves controlou um mau passe, fintou os jogadores do FC Porto e rematou de longe à baliza de Diogo Costa, no entanto, a bola passou ao lado do poste direito.

Ao 25.º minuto, Nuno Santos, do Sporting CP, apanhou a bola fora do campo e, dada a demora na reposição em jogo, recebeu um cartão amarelo.

Aos 40 minutos, Evanilson tentou um remate de longe, mas a bola saiu por cima da baliza leonina.

Cinco minutos depois, Eduardo Quaresma recuperou uma bola de Galeno, ainda no meio-campo portista, iniciando um forte contra-ataque pela esquerda. Após uma tabela com Morita, o defesa do Sporting centrou para Viktor Gyökeres que rematou de cabeça ao centro da baliza do FC Porto, fazendo o segundo golo dos leões.

O golo foi ao VAR para ser verificado e acabou por ser anulado, devido a uma falta de Eduardo Quaresma sobre João Mário, durante a jogada.

A fechar a primeira parte, uma ameaça séria dos dragões: Eustáquio abriu o corredor direito a João Mário, que centrou para o segundo poste, onde apareceu Galeno, de cabeça, a obrigar Adán a uma grande defesa, com o pé direito.

As equipas recolheram aos balneários com o Sporting a beneficiar de uma vantagem por um golo.

Vitória fácil para o Sporting CP

A equipa do Sporting CP voltou para a segunda parte com o mesmo controlo do jogo que demonstrou nos primeiros 45 minutos. E a probabilidade de chegar à vitória reforçou-se logo aos 6 minutos do segundo tempo, com a expulsão de Pepe.

O capitão do FC Porto preparava-se para marcar uma falta, quando Matheus Reis se aproximou pelas costas. O central girou o braço sobre o adversário e atingiu o jogador do Sporting na cara, deixando-o a sangrar. Nuno Almeida mostrou o vermelho direto a Pepe.

Para agravar o estado de coisas para o lado dos portistas, aos 60 minutos, o Sporting CP aumentou a vantagem. Viktor Gyökeres, que acabou por ser eleito no final como o homem do jogo, recebeu uma bola em profundidade e, já em frente a Diogo Costa, tocou para o lado para Pedro Gonçalves fazer um golo fácil.

Um minuto depois, Rúben Amorim fez a primeira substituição da equipa verde e branca. Eduardo Quaresma deu lugar a Nuno Santos.

À passagem do minuto 68, Mehdi Taremi derrubou o adversário Gonçalo Inácio e recebeu um cartão amarelo de Nuno Almeida. Apenas dois minutos depois, foi a vez de Gonçalo Inácio de receber um amarelo.

Aos 73 minutos, Evanilson marcou para os Dragões, mas o golo foi imediatamente anulado: Taremi, que serviu o avançado brasileiro, estava em situação de fora de jogo.

À passagem do minuto 74, Sérgio Conceição fez duas substituições na equipa: Zaidu e João Mário deram lugar a Fábio Cardoso e a Francisco Conceição. Rúben Amorim tirou Marcus Edwards e pôs no seu lugar Paulinho.

Aos 82 minutos, Pedro Gonçalves rematou à baliza de Diogo Costa, mas a bola passou ao lado do poste direito. 

Aos 84 minutos, o treinador do FC Porto fez mais duas substituições: Fran Navarro entrou para o lugar de Evanilson e André Franco para o de Eustáquio. Do lado do Sporting CP, Pedro Gonçalves e Hidemasa Morita saíram para dar a vez a Trincão e a Daniel Bragança.

Ainda antes de o jogo terminar, Paulinho tentou mais um golo para a equipa leonina, aos 93 minutos, mas o golo foi logo anulado pelo árbitro, por falta de Daniel Bragança sobre Fran Navarro.

Até ao final do jogo, ainda houve tempo para mais amarelos, mas nenhum lance alterou o sentido do marcador. O árbitro terminou o jogo aos 99 minutos e o Sporting CP venceu o FC Porto de forma clara, por 2-0, assegurando a liderança isolada da prova.

Sérgio Conceição: “Fazemos as contas em maio”

Na conferência de imprensa, Sérgio Conceição lembrou que ainda há muitos jogos para jogar: “Estamos em dezembro e fazemos as contas em maio”, afirmou.

O técnico dos dragões realçou que há situações que precisam de ser corrigidas: “O golo do avançado do Sporting nasce de uma situação que trabalhámos e que não correu bem. Queríamos uma equipa compacta e curta, que limitasse ao máximo a profundidade do adversário. Não correu bem nesse momento e esse detalhe foi importante.”

Além disso, considerou que a equipa podia ter empatado com Galeno, e que mesmo com menos um jogador o FC Porto nunca deu o jogo por perdido e continuou a pressionar o Sporting.

Para terminar, Conceição referiu que, apesar do resultado, viu o Sporting em dificuldades: “Parece um contrassenso por termos perdido 2-0, mas foi o que senti como treinador e porque vi outras coisas que o comum dos mortais não vê”.

Rúben Amorim: “Não deixámos o FC Porto jogar”

Na flash interview, Rúben Amorim mostrou-se satisfeito com a vitória, mas realçou que não está nada decidido: “É um jogo do campeonato. Obviamente que não ganhávamos há muito tempo [há dez jogos que não ganhava ao FC Porto], mas não vou mudar a ideia que tinha. Tínhamos perdido vários jogos por detalhes, hoje ganhámos porque não deixámos o FC Porto jogar. No entanto, isto não quer dizer nada, para a semana pode mudar. O campeonato é longo e temos de continuar a trabalhar”, afirmou à Sporttv.

Os próximos encontros das equipas são para a Taça da Liga no próximo sábado (23). O FC Porto, já sem hipótese de seguir em frente na prova, joga em casa frente ao Leixões e o Sporting CP vai ao Tondela.

O campeonato prossegue na última sexta-feira do ano (29), com os azuis e brancos a receberem o Chaves no Dragão e os leões a deslocarem-se ao Portimonense no sábado (30).

Editado por Filipa Silva