Pressão alta dos dragões durante toda a partida valeu os cinco golos marcados. Os ucranianos ainda reduziram a vantagem três vezes, mas não foi suficiente para contrariar a superioridade dos azuis e brancos. Portistas carimbam a quinta passagem em sete anos aos oitavos de final da Liga dos Campeões.

Galeno teve noite inspirada. Marcou dois golos e fez duas assistências. O FC Porto está nos oitavos de final. Foto: FC Porto/Facebook

O FC Porto defrontou esta quarta-feira os ucranianos do Shakhtar Donetsk no jogo de fecho da fase de grupos da Liga dos Campeões, vencendo por 5-3.

Para os azuis e brancos assegurarem a passagem à próxima fase da prova milionária bastava pontuar, mas a equipa de Sérgio Conceição não precisou de fazer grandes cálculos: a vitória no Estádio do Dragão garantiu 12 pontos aos dragões, que terminaram o grupo H no segundo posto, com os mesmos 12 pontos do Barcelona. 

Os dragões estão assim apurados pela 18.ª vez em 27 participações na prova, cinco delas sob o comando de Sérgio Conceição, ao longo de sete temporadas.

Entrada forte dos dragões

Entrou no Dragão um FC Porto muito competente e convicto de que o encontro se tratava de uma verdadeira final. O domínio claro na totalidade da partida rendeu cinco golos aos portistas, mas os três golos apontados pelos ucranianos foram levando a certeza sobre o desfecho do jogo até ao final dos 90 minutos.

Após uma entrada muito forte da equipa da casa, Pepe levou a bola pela direita e fê-la chegar, em passe longo, a Taremi. O iraniano não conseguiu tocar a bola e a confusão na defesa ucraniana deixou Evanilson tocar a bola para onde estava Galeno. Sozinho, no centro da área e sem marcação, fez o primeiro golo aos 9 minutos, naquela que viria a ser uma noite de inspiração para o avançado brasileiro que apontou dois golos e fez duas assistências.

É verdade que quem arrisca petisca, mas o FC Porto pode ter tido à meia hora de jogo excesso de audácia. Na tentativa de chegar mais rápido e com mais perigo, Pepe perdeu a bola no meio-campo aos 26 minutos. Com a posse dada aos visitantes, Stepanenko bombeou para o flanco esquerdo onde estava Zubkov. O extremo avançou com bastante perigo ficando cada vez mais perto da baliza de Diogo Costa, quando o árbitro de linha levanta a bandeira assinalando fora de jogo. O que é certo é que Zubkov não suspendeu a marcha, ao contrário da defesa portista, conseguindo tirar Fábio Cardoso do lance e deixar para Sikan finalizar sem qualquer marcação. Estava feito o empate e mesmo anulado numa primeira instância, o golo acabou mesmo por ser considerado legal pelo árbitro Istvan Kovacs.

Já perto do final da primeira parte, Eustáquio bateu um livre de forma a desmarcar Zaidu, de forma rasteira, pelo corredor esquerdo. O nigeriano do FC Porto ainda teve de disputar a bola até à linha de fundo conseguindo aí o passe para Pepê que de primeira viu Galeno livre à entrada da área. Com um remate potente, o brasileiro assinalou assim o seu segundo golo da noite, aos 42 minutos, e deu a vantagem de 2-1 ao FC Porto.

Na segunda metade do encontro, enquanto o Shakhtar construía a partir de trás, Galeno esteve mais uma vez atento. Roubou a bola na corrida a Gocholeishvili e acelerou para entregar de bandeja a Mehdi Taremi que já tanto tinha ameaçado marcar. O iraniano rematou forte ao ângulo superior e alargou a vantagem para 3-1, aos 62 minutos.

Dez minutos depois, um pontapé de baliza para Riznyk, bastante longo, obrigou toda a defesa dos azuis e brancos a recuar. Jorge Sanchéz é obrigado a disputar a bola de cabeça com Sikan que ganha o duelo – o mexicano ficou a pedir falta, mas sem sucesso. Sikan prosseguiu no terreno até à linha do fundo e cruzou para infelicidade de Eustáquio que, ao intercetar a bola, marcou um autogolo que reduziu a vantagem dos dragões para 3-2.

Numa resposta imediata ao golo, Eustáquio teve nos pés um pontapé de canto e a oportunidade de se redimir. Cruzou uma bola tensa que foi parar aos pés de Pepe que de primeira rematou à baliza. A defensiva ainda procurou tirar em cima da linha, mas a bola já tinha entrado na baliza ucraniana. O capitão dos portistas assinalou assim o 4-2 aos 75 minutos, renovando o seu próprio recorde de jogador mais velho a marcar na Liga dos Campeões.

A oito minutos dos 90, Francisco Conceição, acabado de entrar, recuperou a bola que estava na posse dos ucranianos e rematou colocado. O guarda-redes do Shakhtar ainda toca na bola, mas o remate forte de Conceição acaba mesmo por entrar e ampliar a vantagem para 5-2.

Para fechar as contas do jogo, o Shakhtar ainda conseguiu reduzir mais uma vez. Marko Grujic falhou a receção do passe de Diogo Costa, entregando a bola aos visitantes que, pelos pés de Eguinaldo, marcaram o terceiro golo na partida e o último na prova milionária, aos 88 minutos.

Com a vitória por 5-3, o FC Porto segue em frente na Liga dos Campeões e é, assim, a única equipa portuguesa que sobrevive na prova. Benfica e SC Braga seguem “viagem” para a Liga Europa, onde o Sporting também tem continuidade garantida.

Um treinador satisfeito e oitavos de final

Na conferência de imprensa, Sérgio Conceição afirmou que a passagem à próxima fase da competição é “um objetivo conseguido” e que a sua equipa fez “por merecer estar nos oitavos mais uma vez”.

Mostrando-se bastante satisfeito com o resultado, o técnico dos azuis e brancos elogiou a equipa: “É de louvar o trabalho dos jogadores nesta competição, na preparação dos jogos, em tudo aquilo que foi estrategicamente preparado, não só hoje, mas sempre.”

Para Sérgio Conceição esta é uma prova na qual “os detalhes fazem a diferença” e por isso, justifica o momento do jogo desta quarta-feira em que o clube falhou: “O golo em que não fomos tão competentes foi um erro individual”, afirmou em referência ao autogolo de Eustáquio.

Para além disso, o técnico da equipa portuguesa enalteceu as qualidades do seu adversário nesta noite: “[O Shakhtar] tem muita qualidade individual, tem coragem, joga como uma equipa grande, privilegia a sua construção a partir do seu guarda-redes.”

Conceição, tendo consciência de que se trata de uma competição muitíssimo difícil, como a classifica, admite manter a fasquia muito alta. Em relação aos oitavos de final da Champions e aos possíveis adversários, o treinador ressalta que não tem preferências: “Às vezes, o adversário teoricamente mais difícil não o é, outros mais acessíveis poderão ser mais difíceis, o que vier há de ser”.

Orgulho, apesar dos erros

Marino Pusic, o treinador do Shakhtar Donetsk, afirmou ter jogado contra uma equipa muito boa e difícil de defrontar.  O sentimento que o resultado trouxe é agridoce: “É estranho perder e continuar orgulhoso da minha equipa. Os meus jogadores deram tudo, estou muito orgulhoso deste grupo.

Acerca do desempenho da equipa, o técnico da equipa ucraniana afirmou: “Voltámos muito bem ao jogo e dominámos algumas partes da partida, mas infelizmente cometemos dois ou três erros desnecessários, o que é muito para este nível.”

O treinador holandês admite que a derrota é um passo muito importante na aprendizagem da equipa, sobretudo por se revelar muito nova.

Sorteio na próxima segunda-feira

O Futebol Clube do Porto vai saber na próxima segunda-feira (18) quem vai defrontar nos oitavos de final da Liga dos Campeões. O sorteio, marcado para as 11h00 em Nyon, na Suíça, ditará como adversário uma das seguintes equipas: Bayern de Munique (Alemanha), Borussia Dortmund (Alemanha), Arsenal (Inglaterra), Manchester City (Inglaterra), Real Madrid (Espanha), Atlético de Madrid (Espanha) e Real Sociedad (Espanha).

No mesmo dia em que fica a saber qual o próximo desafio da Champions, os dragões deslocam-se a Alvalade, casa do atual líder do campeonato, para defrontar o Sporting CP em jogo a contar para a jornada 14 da Liga Portugal. Um jogo que decide quem termina o ano de 2023 no primeiro lugar do campeonato português.

Editado por Filipa Silva