Os novos diretores do TMP, Cristina Planas Leitão e Drew Klein, apresentaram a programação de janeiro a junho. O Rivoli e o Auditório do Campo Alegre vão acolher, no total, 80 récitas, das quais 11 estreias absolutas, oito estreias nacionais e 20 coproduções. Dominam o teatro, a dança e a música, numa programação que não quis romper com o passado recente. O investimento está em linha com o dos últimos anos.

A nova programação do Teatro Municipal do Porto abre a 12 de janeiro com “Bravo 23!”, a revista à portuguesa trabalhada pelo teatro Praga. Ainda em janeiro, e como é tradicional, celebra-se o aniversário do Rivoli – chega em 2024 aos 92 anos – com uma vasta programação, que inclui, em estreia nacional, uma criação da dupla Miet Warlop/Irene Warlop e um espetáculo de realidade virtual – “Bertie”, de Rita Barbosa – que vai passar, em simultâneo, pelo Rivoli, pelo Campo Alegre e pelo gnration, em Braga.

Em fevereiro, “Pêndulo” do cineasta e encenador Marco Martins, chega nos dias 2 e 3 ao Auditório do Campo Alegre, por onde vai passar também, uma semana depois, “A Missão da Missão” Aurora Negra, sobre o papel feminino nos movimento de libertação africanos. Ao longo dos meses que se seguem, vão ainda ser apresentadas criações dos coreógrafos Adam Linder, Marlene Monteiro Freitas, Vasco Wellenkamp; de encenadores como Gonçalo Amorim do TEP; de companhias como a Ensemble – Sociedade de Atores e a Visões Úteis; ou de ativistas como Tita Maravilha, entre muitos outros.

Reportagem realizada no âmbito da cadeira de AIJ Rádio – 3.º ano

Editado por Filipa Silva