Conheça alguns dos tradicionais concertos de Ano Novo e de Reis aos quais poderá assistir. Alguns dos eventos acontecem já esta sexta-feira.

A Casa da Música têm um programa especial para assinalar o Ano Novo e o Dia de Reis Foto: Casa da Música/D.R.

Já tem planos para o fim de semana? A primeira semana do ano vai terminar com os tradicionais concertos de Ano Novo e de Reis nas várias salas de espetáculos dos municípios da Área Metropolitana do Porto. O JPN reúne algumas sugestões de eventos.

Sexta-feira, 5 de janeiro

Os dois primeiros concertos acontecem já esta sexta-feira (5), em Gaia. Um dos concertos de Ano Novo vai ter lugar na Sala de Âmbito Cultural do El Corte Inglés de Gaia (piso 6) e conta com a presença do Coro do Ateneu Comercial do Porto e o Coro Corpus Christi, sob a direção da maestrina Lígia Castro. Os dois coros são conhecidos por apresentarem um reportório abrangente, desde o clássicos até ao mais contemporâneo, um reportório medieval e bandas sonoras que marcaram a história do cinema. Embora a entrada no evento seja gratuita, é necessário proceder a uma pré-inscrição.

Já a Orquestra do Norte dará as boas-vindas ao novo ano com um concerto que vai ter lugar no Auditório Municipal de Gaia, a partir das 21h30. Os espectadores poderão usufruir da reprodução das melodias da família Strauss (Eduard, Johann Jr. e Josef) em valsas e polkas. Durante o evento, será ainda evocado o compositor Joly Braga Santos (1924-1988), conhecido pela sua mestria como melodista e orquestrador, no 100.º aniversário do seu nascimento. Os bilhetes para assistir ao concerto, que será dirigido pelo maestro Fernando Marinho, já estão esgotados.

A Casa da Música preparou um programa especial para assinalar o início do ano e o Dia de Reis. No dia 5 de janeiro, pelas 21h00, a Orquestra Sinfónica do Porto, dirigida pelo maestro Miguel Sepúlveda, vai reproduzir valsas e polkas ligadas à dinastia Strauss. O evento já se encontra esgotado. Já no dia seguinte, a Academia de Música de Costa Cabral vai prendar os espetadores com um concerto alusivo à quadra natalícia. No entanto, também este concerto está já esgotado.

Sábado, 6 de janeiro

Ao final da tarde de sábado, a Orquestra do Norte volta aos palcos, mas agora no Teatro Municipal de Vila do Conde para um concerto de Ano Novo – Gala de Ópera, dirigido pelo maestro José Eduardo Gomes. Tal como o nome indica, serão interpretados alguns trechos de ópera, bem como clássicos vienenses. Os bilhetes para o evento, que contará com a presença da soprano Sílvia Sequeira, custam cinco euros.

A Orquestra Portuguesa de Guitarras e Bandolins, que contará com a participação da fadista Cuca Roseta, vai atuar no Museu Municipal de Penafiel pelas 17h00. A entrada no evento é gratuita, mas está limitada ao número de lugares disponíveis.

No Fórum da Maia, haverá um concerto de Reis com a Orquestra de Guitarra e Bandolins do Conservatório de Música da Maia. O evento de entrada livre decorre entre as 17h00 e as 19h00. No dia seguinte, recebe a Banda Sinfónica Portuguesa, cuja direcção musical estará a cargo do maestro Francisco Ferreira.

O Salão Nobre da Reitoria da Universidade do Porto dá palco ao concerto de Reis da Universidade do Porto a partir das 21h00. O evento começa com o Coro Experimental que vai proporcionar uma experiência “À Capella”, ao qual se juntará mais tarde o Coro Clássico, acompanhado ao piano pelo antigo orfeonista Francisco Senra. O evento de entrada livre contará ainda com a apresentação do Grupo de Fado Académico do Orfeão Universitário do Porto e o Grupo de Danças da Associação dos Antigos Orfeonistas da Universidade do Porto (AAOUP).

No dia 6 de janeiro pelas 21h30, será feita uma interpretação da obra Christmas Canticles de Benjamin Harlan pelo Ensemble Vocal Pro Música no Terminal de Cruzeiros do Porto de Leixões, em Matosinhos, para celebrar o Dia de Reis. Os bilhetes, que têm um custo de dez euros, estão à venda no CCD – Centro de Cultura e Desporto, no Porto de Leixões.

7 de janeiro

Pode ainda visitar o Fórum Cultural de Ermesinde, no município de Valongo, por volta das 16h00 para assistir ao concerto de Ano Novo que contará com a presença da Orquestra do Norte. O evento de entrada gratuita já se encontra esgotado.

Os SoulBossa darão um concerto de Ano Novo na Fundação Engenheiro António de Almeida pelas 17h30. No evento, serão interpretados os clássicos da Bossa Nova, nomeadamente com temas de Caetano Veloso ou Chico Buarque. Embora seja gratuita, a entrada está sujeita à lotação da sala.

Já na Casa São Roque, no Porto, poderá celebrar o Dia de Reis com uma experiência que conta não só com um concerto dos Cupertinos, como também com uma visita exclusiva à Casa São Roque Centro de Arte – pode ser feita antes ou depois do concerto. Os bilhetes custam 20 euros.

A Sala D’Ouro do Multiusos de Gondomar recebe a Orquestra Portuguesa de Guitarras e Bandolins Cuca Roseta. Com o mote “Amália com que voz…”, o concerto pretende celebrar a herança do maior nome do fado, Amália Rodrigues. Cuca Roseta deverá interpretar alguns clássicos de Amália, como “Barco Negro”, “Foi Deus” e “Gaivota”. Os bilhetes custam entre cinco e dez euros e podem ser adquiridos na plataforma Ticketline.

Na próxima segunda-feira (8), o NEFUP – Núcleo de Etnografia e Folclore da Universidade do Porto vai cantar as Janeiras na Casa Comum, situada no edifício da Reitoria da U.Porto, pelas 18h00. A entrada, embora gratuita, está limitada ao número de lugares disponíveis.

Editado por Filipa Silva