O cartaz do Primavera Sound Porto está fechado e os nomes foram anunciados esta terça-feira. O festival regressa ao Parque da Cidade em junho de 2024, com meia centena de concertos para oferecer.

Festival tem datas e alinhamento fechado. Acontece de 6 a 8 de junho no Parque da Cidade do Porto. Foto: João Jesus/JPN

De 6 a 8 de junho de 2024, o Primavera Sound regressa ao Parque da Cidade do Porto para mais uma edição. Depois de ter sido anunciado o cartaz para Barcelona, o público português ficou a conhecer, esta terça-feira (28), o line-up completo do festival no Porto, através das redes sociais do evento.

Apesar do vasto número de artistas apresentados – perto da meia centena -, alguns nomes sobressaem na lista.

A cantora norte-americana Lana Del Rey, que conta com uma extensa rede de fãs internacionalmente, vai pisar um palco português novamente, depois de ter estado no Super Bock Super Rock, em 2012 e 2019, em dois concertos que ficaram na memória de quem assistiu. A artista é conhecida por vários dos seus êxitos – “Summertime Sadness“, “Born To Die” e “Video Games” – e tem já nove álbuns, tendo o último sido lançado este ano – “Did You Know That There’s a Tunnel Under Ocean Blvd”. 

Depois de um hiato na apresentação de novos trabalhos, a artista britânica PJ Harvey vai voltar ao Primavera Sound, onde atuou em 2016, ano do seu penúltimo trabalho. Após seis anos longe do palco, aquela que é considerada um ícone do rock, apresentou este ano o seu mais recente projeto – I Inside the Old Year Dying” – e para o ano estará no Porto a apresentá-lo.

SZA é outro dos nomes confirmados para a próxima edição. A artista tem feito grande sucesso perto das camadas mais jovens e leva ao festival a sua música R&B, atuando pela primeira vez em Portugal. Lançou o ano passado o seu último álbum “SOS”, considerado pelo JPN um dos melhores do ano de 2022

A banda britânica, formada em 1978 por Jarvis Cocker, Pulp, também vai atuar nos palcos do Primavera Sound em 2024. A última passagem por Portugal tem mais de dez anos: foi em Paredes de Coura, em 2011. A banda alcançou grande sucesso nos anos 90, com os seus álbuns “His n’ Hers” (1994) e “Different Class” (1995). “Common People” é, seguramente, o tema mais famoso do grupo.

Outro dos cabeças de cartaz da próxima edição do Primavera Sound é a banda norte-americana The National, presença mais do que assídua em Portugal. Depois de terem dado este ano dois concertos em Lisboa e um no Porto – chegando às duas dezenas de apresentações em solo nacional -, estão de volta ao Porto e regressam ao festival onde atuaram em 2014. 

Outros regressos ao Porto serão protagonizados pelos franceses Justice, que em 2017 eletrizaram o recinto com toda a sua intensidade sonora, e por Mitski, cantora e compositora nipo-americana, que esteve na Invicta nessa mesma edição, e que regressa com destaque adicional.

Entre as muitas bandas presentes há também um plantel reforçado de bandas e artistas portugueses. A saber: Amaura, Ana Lua Caiano, André Henriques, Best Youth, Classe Crua, Conjunto Corona, Expresso Transatlântico, Máquina, Milhanas, Mutu, Samuel Úria, Silly, Soluna e Tiago Bettencourt.

Conhecido o cartaz, fica a faltar saber o alinhamento de cada um dos três dias do festival. Os bilhetes, esses, já estão à venda há muito: o passe de três dias para o festival custa nesta altura 175 euros (mais taxas), enquanto os bilhetes VIP atingem os 250 euros.

Editado por Filipa Silva