Em causa estão os trabalhos de monitorização geotécnica realizados no âmbito da construção da nova Linha Rosa. O encerramento ao trânsito vai acontecer todas as quintas-feiras entre as 22h00 e as 2h00 até 11 de abril. A partir de 17 de abril, as interrupções passam a acontecer todas as quartas-feiras.

A Linha Rosa vai ligar a Praça da Liberdade à Casa da Música, no Porto. Foto: Filipa Silva

A circulação automóvel no Túnel dos Almadas – também conhecido como Túnel de Ceuta – vai ser interrompida de forma intermitente até ao mês de junho, durante 26 noites. O encerramento deve-se aos trabalhos de monitorização geotécnica que estão a ser realizadas no âmbito da construção da nova linha circular do Metro do Porto, a Linha Rosa, que vai ligar a Praça da Liberdade à Casa da Música.

A interrupção vai acontecer entre as 22h00 e as 2h00 do dia seguinte como forma de tentar atenuar o impacto que possa ter na circulação automóvel, segundo um documento enviado pela Câmara Municipal do Porto. Entre o dia 4 de janeiro e o dia 11 de abril, os cortes vão acontecer entre as 22h00 de quinta-feira e as 2h00 de sexta-feira; a partir de 17 de abril (inclusive), a circulação vai ser interrompida entre as 22h00 de quarta-feira e as 2h00 de quinta-feira.

Os condicionamentos de trânsito estão a cargo da Polícia para garantir que as condições de segurança relativas à circulação automóvel e à mobilidade de pessoas estão asseguradas.

A Linha Rosa, que terá uma extensão de três quilómetros, contará com quatro estações subterrâneas, sendo que duas delas serão adjacentes às já existentes: São Bento e Casa da Música. O objetivo é melhorar os acessos às zonas mais centrais da Invicta.

As obras relativas à nova linha circular do Metro do Porto começaram em 2021 e deverão prolongar-se até 2024, se forem cumpridos os prazos inicialmente estipulados. A circulação deverá começar apenas no final do primeiro trimestre de 2025, assim que estiverem concluídos os testes de segurança pré-operação.

A Câmara Municipal do Porto e o Metro do Porto têm trocado acusações no que diz respeito ao cumprimento dos prazos das obras na Linha Rosa. Em novembro, o presidente da câmara disse que as obras na estação da Praça da Liberdade só deveriam estar concluídas em abril de 2025, quatro meses depois do que foi inicialmente estipulado. Rui Moreira ameaçou ainda impedir o início das obras da Linha Rubi enquanto as obras na Linha Rosa não estiverem concluídas.

Editado por Filipa Silva