O Boavista perdeu, esta segunda-feira (30), por duas bolas a zero frente ao Sporting CP. Depois de um arranque de campeonato auspicioso, os comandados de Petit somam o quarto jogo consecutivo sem vencer. Já os leões, aproveitaram o deslize do Benfica e são líderes isolados da Liga.

Com um golo em cada metade, o Sporting venceu e assumiu o comando da Liga portuguesa. Foto: Boavista FC/Facebook

No jogo que encerrou a nona jornada da Liga Portugal, disputado esta segunda-feira (30) no Estádio do Bessa, o Sporting venceu o Boavista por 0-2, alcançando a quinta vitória seguida para o campeonato e igualando a melhor marca da época passada. Os axadrezados continuam a não conseguir recuperar os bons resultados do início de época e desceram para a sexta posição.

Com este resultado, o Sporting CP aproveita o deslize do Benfica (que empatou com o Casa Pia) e aumenta a vantagem na liderança isolada do campeonato para três pontos relativamente ao eterno rival.

Antes do início da partida fazia-se sentir algum frio e chuva, no entanto, isso não serviu para calar os adeptos da equipa visitante. Os verdes e brancos abafaram os cânticos dos boavisteiros, pelo menos no tempo que antecedeu o apito inicial. À medida que a hora de jogo se aproximava, os lugares foram sendo preenchidos pelos adeptos. Enquanto nas bancadas reservadas aos apoiantes do Boavista era possível ver cadeiras vazias, a bancada visitante estava completamente lotada.

Ainda se estava a realizar o aquecimento e já se conseguia perceber que o relvado não ia colaborar. Foram surgindo tufos de relva e a terra começou a vir ao de cima, algo que se foi agravando ao longo do jogo.

Para esta partida, ambos os treinadores procederam a alterações nos onzes – algumas forçadas, outras por opção. Na equipa da casa, o lateral esquerdo habitual, Bruno Onyemaechi, não pôde dar o seu contributo devido a uma lesão, juntando-se assim a Pedro Malheiro e a César Dutra na lista de ausentes. No lado do Sporting, apenas o jovem lateral, Ivan Fresneda, se encontrava indisponível. Porém, Rúben Amorim, surpreendeu ao lançar o irreverente Geny Catamo na ala direita em vez do habitual titular, Ricardo Esgaio. O jovem moçambicano deu o seu contributo quando saiu do banco nas últimas partidas e o treinador decidiu mesmo lançá-lo de início desta vez.

O jogo começou como se esperava: com o Sporting mais dominante. Aos 5’, Pedro Gonçalves já tinha almejado a baliza adversária com um remate perigoso na sequência de um livre direto. Dois minutos depois foi a vez de Geny tirar tinta ao poste com um remate forte. No entanto, o Boavista conseguiu responder bem e em duas ocasiões distintas (9’ e 15’) podia ter-se adiantado no marcador, ambas protagonizadas por Bozenik. O ponta de lança eslovaco causou várias dores de cabeça à defesa leonina, especialmente a Coates.

Ao minuto 28, assistiu-se a um momento bonito na bancada norte do Estádio do Bessa. Os adeptos do Sporting cantaram ao ritmo de “Thunderstruck”, dos AC/DC, por Bas Dost, como forma de apoio ao ex-jogador que sofreu uma paragem cardíaca num jogo pela sua atual equipa, NEC Nijmegen, a meio da semana.

Aos 30 minutos, surgiu a melhor oportunidade do encontro até então. Marcus Edwards isolou Pote com um passe magistral, mas o jogador português rematou a bola muito por cima da baliza, defendida por João Gonçalves.

Depois de tantas oportunidades desperdiçadas, foi finalmente altura de se ouvirem algumas  celebrações no estádio. Depois de uma boa jogada de entendimento do ataque do Sporting, Geny Catamo aproveitou o cruzamento largo de Matheus Reis e empurrou a bola para o fundo das redes da equipa da casa. Foi o primeiro golo na Liga Portugal do jovem jogador, que acabou por retribuir a confiança depositada por Rúben Amorim.

O jogo estava bom e o clima nas bancadas entusiasmante. No entanto, a 4 minutos do intervalo, o espetáculo teve de ser interrompido por alguns momentos devido ao arremesso de tochas para o relvado por parte dos adeptos leoninos. A situação causou algum desconforto, dentro e fora de campo, no entanto foi rapidamente controlada.

Chegou assim o final da primeira metade, com o Sporting em vantagem no marcador e por cima do jogo. O Boavista optou por uma abordagem mais compacta na defesa, no primeiro tempo, tentando conceder o mínimo espaço possível aos jogadores centrais do Sporting. Como tal, as únicas zonas onde os verdes e brancos conseguiram ter espaço foi pelas laterais, nomeadamente pelos alas, Matheus Reis e Geny. Os axadrezados estavam a trocar a bola, especialmente sempre que esta passava por Seba Pérez, mas as únicas oportunidades criadas surgiram na sequência de desatenções defensivas por parte do Sporting.

Uma segunda parte com várias emoções

Para a segunda parte, Petit realizou uns ajustes táticos de modo a tentar virar o resultado. O técnico português juntou Miguel Reisinho e Seba Pérez num duplo pivot no meio campo e libertou Makouta para dar mais apoio a Bozenik. Porém, estas alterações não surtiram grande efeito, uma vez que um dos médios do Sporting (ora Hjulmand ora Morita) estava sempre a aparecer solto de marcação.

Aos 53’, Marcus Edwards aproveitou uma falta de concentração de Rodrigo Abascal para recuperar a bola já dentro do meio campo boavisteiro e ficar isolado frente a João Gonçalves. O jogador inglês fez tudo bem até ao momento da finalização, no qual não conseguiu ultrapassar o jovem guardião dos axadrezados.

Durante os 20 minutos seguintes, o jogo acalmou um pouco e não houve grandes oportunidades para nenhuma das equipas. No entanto, aos 76’, o Estádio do Bessa explodiu de alegria quando Bozenik introduziu a bola na baliza defendida por Adán. Na primeira grande oportunidade da equipa da casa desde a primeira parte, o avançado não tremeu e conseguiu finalizar. Mas após longa análise do VAR, a efusão passou toda para a bancada norte, quando Nuno Almeida confirmou que Bozenik estava adiantado e que o golo seria anulado.

Este lance foi crucial e acabou por abalar um pouco a equipa do Boavista e, aos 84’, Pedro Gonçalves marca um grande golo de calcanhar após um cruzamento rasteiro do recém-entrado, Esgaio. O golo surgiu numa jogada de insistência dos leões e que acabou por ser a machadada final nas esperanças da equipa de Petit.

Petit: “O jogo foi sempre bem disputado”

Na conferência de imprensa, Petit admitiu que “o Sporting foi melhor”, mas considerou que “o jogo foi sempre bem disputado”.

O técnico português reconhece a qualidade do líder do campeonato e confirma as dificuldades do momento que o Boavista enfrenta, mas afirmou que não vai arranjar desculpas: “Sabemos os jogadores que temos e é com eles que vamos para a frente. Não me queixo. Tento evoluir sempre estes, não quero ser repetitivo”.

Assume, no entanto, que este nem sempre é o melhor cenário para os jovens, uma vez que “têm de crescer mais rápido” e que “isso se notou com um ou outro pormenor dentro de campo”.

Petit confirmou ainda que, apesar de pretender dar a volta ao resultado na segunda parte, sabia que não podia “ir muito na pressão”, pois “o Sporting é uma equipa que consegue ligar muito bem o jogo interior e acelera”.

Rúben Amorim: “Podemos ser ainda melhores”

O técnico leonino concorda que foi “uma vitória justa” por parte do Sporting, mas referiu que os leões podem “ser ainda melhores”.

Rúben Amorim afirma que esta é “uma equipa mais segura” do que a do ano passado e que os jogadores “entendem melhor as coisas”. Acrescenta que o objetivo é “sempre estar em primeiro”, mas que nada está perto de estar ganho. Alertou para se levarem as situações com calma e de forma madura uma vez que “vai haver fases” em que poderá ser a sua equipa “a perder pontos”.

A introdução de Geny Catamo foi um dos tópicos abordados e o treinador do Sporting afirmou que foi uma questão tática: “Tem a ver com as características. Hoje o Bruno não jogou na esquerda, jogou o Filipe Ferreira, mas é um jogador que faz muitas tabelas e que aparece de trás. Nós tínhamos o Geny não só para atacar no um contra um, mas também para fazer o acompanhamento defensivo”, declarou.

Mesmo celebrando a vitória, Rúben Amorim direciona agora o foco para os próximos desafios.

O Boavista desloca-se a Vila do Conde no próximo domingo (5) para defrontar o Rio Ave para a décima jornada do campeonato. O Sporting, por sua vez, recebe o Farense em Alvalade, em jogo a contar para a fase de grupos da Taça da Liga, já esta quinta-feira (2).

Editado por Filipa Silva