Foi neste domingo (14) que o Futebol Clube do Porto e o Sporting Clube de Braga se encontraram numa partida que valia o terceiro lugar da liga portuguesa. O resultado foi favorável aos azuis e brancos, que venceram por duas bolas a zero. Os golos foram apontados por Fabio Cardoso e Evanilson.

Exibição segura e resultado positivo para os dragões, que venceram por 2-0 o SC Braga. Foto: FC Porto/Facebook

O FC Porto regressou, este domingo, às vitórias na Primeira Liga, diante de um adversário de peso, que se apresentou no Estádio do Dragão disposto a “roubar” o terceiro posto aos da casa.

Depois do empate há uma semana no Bessa, e perante mais de 41 mil espectadores nas bancadas do Dragão, a vitória portista frente ao SC Braga começou a desenhar-se cedo, com o primeiro golo marcado aos 12 minutos. Fábio Cardoso estreou-se a marcar pelos dragões, dando a melhor sequência a uma assistência de Francisco Conceição. O segundo golo, que firmou o resultado, apareceu na segunda parte, com um penálti apontado por Evanilson, que tem tido uma época bastante positiva pelo Futebol Clube do Porto.

O Sporting Clube de Braga, apesar de várias tentativas para chegar a outro resultado, não conseguiu dominar o jogo. A derrota deixa os bracarenses à espera do jogo entre o rival Vitória de Guimarães e Arouca, que jogam esta segunda-feira (15). Em caso de triunfo da formação vimaranense, os dois rivais ficam em igualdade pontual no quarto lugar.

Com este resultado, o FC Porto segura a terceira posição da liga, com mais cinco pontos que o quarto classificado – o SC Braga -, mas sobretudo mantém distâncias para o topo da tabela: o líder Sporting continua a cinco pontos, depois da goleada ao Chaves, e o Benfica a quatro, depois de uma vitória também expressiva sobre o Rio Ave.

Dragão com chama

Hélder Malheiro apitou para o início da partida e os dragões mostraram o seu domínio logo aos quatro minutos, com um remate de Evanilson, que foi defendido sem dificuldades por Matheus, guardião da formação de Braga.

O FC Porto controlava o jogo e foi no minuto 12 que o domínio se traduziu em golos no marcador. Depois de um livre teleguiado, apontado por Francisco Conceição, Fábio Cardoso apareceu isolado ao primeiro poste e só teve que cabecear para o fundo da baliza bracarense. Foi a estreia de Fábio Cardoso a marcar esta temporada.

Até aos 30 minutos da partida, os azuis e brancos tinham do seu lado a posse de bola e o controlo do jogo, com o SC Braga a ter bastantes dificuldades para escapar à pressão exercida pelos dragões.

Quando o relógio chegou aos 24 minutos de jogo, o Braga tentou chegar ao golo da igualdade por Álvaro Djaló, que num contra-ataque cruzou a bola para o coração da área, mas a bola acabou por sair pela linha lateral.

Aos 32 minutos, nova oportunidade para o Braga, desta vez saída dos pés de Ricardo Horta. O avançado bracarense ficou frente a frente com Diogo Costa, que fez uma defesa fenomenal e evitou o golo do empate.

Os minhotos tentavam chegar ao último terço do relvado com qualidade, mas a aparente linha de cinco defesas do FC Porto conseguiu evitar lances de grande perigo. Durante a primeira parte, os dragões conseguiram exercer uma enorme pressão sobre os jogadores do Braga, fazendo também uma grande exibição ao nível da marcação individual.

Evanilson e a confirmação da vitória

A segunda parte começou e bastaram três minutos para o FC Porto aumentar a vantagem. Num lance dividido entre Evanilson e Matheus, o avançado portista foi derrubado na área e foi assinalada uma grande penalidade. Hélder Malheiro foi ao vídeoárbitro confirmar a existência da falta.

Na cobrança do penálti, Matheus ainda adivinhou o lado para o qual Evanilson rematou, mas a bola passou por entre as pernas do guarda-redes brasileiro. Evanilson alcançou um número redondo ao serviço do Futebol Clube do Porto, tendo marcado o seu 50.º golo pelos azuis e brancos.

Aos 55 minutos, o Braga tentou responder na cobrança de um livre, mas o remate de Rodrigo Zalazar saiu longe da baliza de Diogo Costa. Os bracarenses tentaram sair mais com bola, mas não surgiram grandes sustos para a defesa portista.

Os irmãos Ricardo e André Horta também remataram de meia distância nos minutos 62 e 64, mas os pontapés saíram com pouca intensidade e permitiram defesas seguras do guardião portista.

Aos 70 minutos, o Braga quase chegou ao golo, com Abel Ruiz a tentar finalizar, mas um corte fulcral de Francisco Conceição evitou que os bracarenses reduzissem a vantagem.

Nos minutos seguintes, houve uma intensa troca de bola por parte das duas equipas, mas sem nunca chegarem às balizas adversárias. Contudo, o FC Porto foi muito competente em termos defensivos e os guerreiros do Minho tiveram muitas dificuldades em criar oportunidades.

O resultado manteve-se até ao final da partida, que terminou sem grandes atritos. O FC Porto venceu por 2-0 e assegurou o terceiro lugar do campeonato. Geriu bem o jogo e foi cauteloso na abordagem aos lances. O Braga tentou ser mais atrevido do que na primeira parte, mas não criou grandes dificuldades para a defesa portista.

João Moutinho, que já vestiu a camisola azul e branca, voltou a um estádio que bem conhece, mas, desta vez, com outras cores. Valeram aplausos ao internacional português.

Sérgio Conceição: “Fomos uma equipa sólida”

No rescaldo do jogo, Sérgio Conceição sublinhou que a equipa azul e branca trabalhou bem “como equipa”, foi “sólida” e não permitiu que o adversário tomasse as rédeas da partida. Acrescentou, ainda, que os jogadores “desfrutaram em campo” e foram rigorosos a “anular os pontos fortes dos adversários”.

O treinador portista elogiou a exibição da sua equipa, admitindo que controlaram o jogo e foram capazes de evitar que o SC Braga usasse os seus pontos fortes para chegar ao golo. “Conseguimos bloquear o jogo deles (…) e fomos humildes no nosso processo defensivo” , sublinhou o treinador.

Sérgio Conceição voltou a tocar no ponto do plantel e das opções disponíveis, num altura em que jogadores importantes estão aos erviço das seleções: “Temos um plantel um bocadinho mais curto, é trabalhar com os que cá estão”, disse o treinador, que também sentiu falta de Taremi e Zaidu, que estão a cumprir deveres internacionais.

Artur Jorge: “Não fomos capazes de impor o nosso jogo”

A partida entre o FC Porto e o SC de Braga ficou marcada pelo domínio do FC Porto e por intranquilidade na construção do jogo bracarense. O SC Braga, que tem apresentado um futebol de excelência nesta época da Primeira Liga, não conseguiu exibir-se ao nível de jogos anteriores, admitiu o técnico Artur Jorge.

Aos jornalistas, o treinador assumiu que a sua equipa não foi “capaz de impor” o seu jogo e esteve “intranquila”, porque sofreram “um golo demasiado cedo para tentar manter a equipa estabilizada”.

Como reação, o treinador braguista admitiu que é necessário “olhar para dentro” para analisar o que foi feito. Artur Jorge elogiou a postura ofensiva do FC Porto, que, como ressalvou, já se tinha visto no jogo contra o Estoril para a Taça de Portugal.

Na próxima jornada, o FC Porto volta a jogar em casa contra o Moreirense, que é o sexto classificado da Primeira Liga, no dia 20 de janeiro, pelas 20h30. O SC Braga volta a entrar em campo contra o Famalicão, já na quinta-feira, 18 de janeiro, às 18h45.

Editado por Filipa Silva