FC Porto recebe, este domingo (14), o quarto classificado do campeonato, o SC Braga, que parte para a 17.ª jornada a escassos dois pontos dos dragões. Mas é a olhar para cima que as equipas entram no último jogo da primeira volta, preocupadas em manter o líder Sporting à mais curta distância possível.

Jogo disputa-se este domingo à noite (20h30) no Estádio do Dragão. Foto: Валерий Дед/WikiMedia CommonsCC-by-3.0

O Sporting fechou a primeira volta com uma goleada – 0-3 ao Desportivo de Chaves e deixou ainda mais em sentido as duas equipas que, nesta altura, lutam pelo pódio do campeonato: FC Porto e SC Braga. As duas medem forças este domingo à noite, a partir das 20h30, no Estádio do Dragão.

Já são 167 os jogos oficiais que opuseram as duas equipas do Norte. Apesar da superioridade em número de vitórias para os azuis e brancos (111), os Guerreiros do Minho têm arrecadado alguns bons resultados frente aos dragões.

No que toca à Liga portuguesa, ambos os clubes estão a atravessar uma fase mais negativa, cada um contando apenas com uma vitória nos últimos três jogos e um empate na última jornada, que foi de dérbis para as duas equipas: o Futebol Clube do Porto saiu com um ponto do Bessa; o SC Braga, repartiu pontos em casa com o Vitória.

Seguiram-se os oitavos de final da Taça de Portugal, jogados a meio da semana, com desfechos diferentes para as duas equipas: enquanto os dragões foram ao Estoril impor uma goleada por 0-4 que lhes deu guia de marcha na prova; a formação do Minho sofreu uma derrota por três bolas a duas em casa do Sport Lisboa e Benfica e foi eliminada da prova rainha.

Para o jogo deste domingo (20h30, Sporttv), o FC Porto parte da terceira posição, com 35 pontos, e o Sporting Clube de Braga segue logo atrás em quarto lugar, com 33 pontos.

Baixas e contas possíveis

Há duas baixas de peso no plantel dos dragões devido à Taça das Nações Africanas e à Taça Asiática. Sérgio Conceição não vai poder contar com o internacional nigeriano Zaidu, nem com Taremi, avançado do Irão. O FC Porto também não conta ainda com o central Marcano, que sofreu uma lesão no joelho em setembro do ano passado.

Artur Jorge, também devido às provas de seleções dos continentes africano e asiático, não contará com o maliano Niakaté, nem com o congolês Banza, que está na frete da lista de melhores marcadores do campeonato, com 14 golos.

Em caso de vitória, o Futebol Clube do Porto pode aproximar-se do segundo classificado da liga, ocupado pelo rival Benfica. Isto no caso de a formação lisboeta perder o jogo na receção ao Rio Ave (encontro marcado para as 18h00 deste domingo). Os dragões ficariam nesse cenário a apenas um ponto do segundo lugar, mantendo cinco de distância para o líder Sporting.

Já o SC Braga, em caso de derrota, pode ser apanhado pelo Vitória Sport Clube, no caso da equipa de Guimarães triunfar, na segunda-feira (15), na receção ao Arouca. Se o resultado for uma vitória diante dos portistas, então, o SC Braga assume o terceiro lugar e fica com mais um ponto que a formação portuense. A derrota para o Futebol Clube do Porto pode complicar muito a corrida ao título, tendo em conta que os dragões ficariam a oito pontos do primeiro classificado do campeonato.

FC Porto precisa de “regularidade”

Na conferência de imprensa de antevisão à partida deste domingo (14), Sérgio Conceição preferiu não olhar para as estatísticas e para o histórico das duas equipas. “Estatísticas? É um número, não ligo muito”, disse aos jornalistas. “O Sporting de Braga tem sido muito competitivo no campeonato e na Europa”, comentou o treinador, que também já esteve no comando da formação de Braga. O Porto, historicamente, é o favorito a vencer o jogo, mas o treinador reconheceu que a equipa braguista é uma forte competição.

Sérgio Conceição também reconheceu as dificuldades que a sua equipa terá e afirmou que irá ser “um jogo difícil como tem sido nos últimos anos”. Acrescentou ainda que o Braga se tem vindo a assumir como “candidato ao título”.

O treinador portista concluiu a conferência de imprensa afirmando que é necessário “regularidade e solidez”, para que o Porto continue na luta pelo primeiro lugar.

SC Braga tem de “melhorar” defesa

Artur Jorge, treinador do Sporting Clube de Braga, tem o objetivo de subir ao terceiro lugar da liga. Contudo, sabe das dificuldades que a sua equipa vai enfrentar, “num jogo com duas boas equipas que vão estar em busca permanente pela vitória”, disse o treinador.

O treinador braguista comentou ainda a boa capacidade de finalização nos lances ofensivos, mas acrescentou que é necessário “melhorar a nível defensivo”.

O Braga é a segunda equipa mais goleadora nos jogos fora de casa e o Porto tem a melhor defesa do campeonato e, por isso, Artur Jorge espera um “bom espetáculo” de futebol.

A partida terá início às 20h30, no Estádio do Dragão, com transmissão em direto na Sport TV, sendo também acompanhada pelo JPN no estádio.

Editado por Filipa Silva