O presidente do partido, Luís Montenegro, encabeça a lista pelo círculo eleitoral de Lisboa. A Aliança Democrática - integrada pelo PSD, CDS e PPM - divulgou ainda os cabeças de lista por Faro (Miguel Pinto Luz), Setúbal (Teresa Morais), Santarém (Eduardo Oliveira e Sousa) e Castelo Branco (Liliana Reis).

Miguel Guimarães nasceu no Porto em 1962. foi bastonário da Ordem dos Médicos entre 2017 e 2023. Foto: José Correia

O ex-bastonário da Ordem dos Médicos, Miguel Guimarães, será o cabeça de lista da Aliança Democrática (AD) pelo círculo eleitoral do Porto às eleições legislativas antecipadas de 10 de março.  A informação foi esta segunda-feira avançada pela Lusa.

Para além de Miguel Guimarães, foram conhecidos outros cinco cabeças de lista da coligação, que junta PSD, CDS-PP e PPM. O presidente do PSD, Luís Montenegro, encabeça a lista pelo círculo de Lisboa, o vice-presidente do partido Miguel Pinto Luz surge em primeiro na lista por Faro e a antiga dirigente e governante do PSD Teresa Morais apresenta-se por Setúbal.

Já o ex-presidente da Confederação dos Agricultores de Portugal (CAP) Eduardo Oliveira e Sousa e a professora de Ciência Política e Relações Internacionais Liliana Reis vão ser cabeças de lista por Santarém e Castelo Branco, respetivamente.

As listas de candidatos a deputados do PSD, bem como a designação de Luís Montenegro a primeiro-ministro, serão esta segunda-feira aprovadas no Conselho Nacional do partido. Segundo a agência Lusa, deverá ainda ser aprovado o orçamento dos sociais-democratas para 2024.

Também esta segunda-feira, os democratas-cristãos vão reunir-se no Conselho Nacional do CDS-PP para discutir e votar “os critérios” para a formação das listas de candidatos.

Segundo o “Jornal de Notícias“, até ao momento, sabe-se que o CDS-PP terá dois lugares “claramente elegíveis”, com Paulo Núncio e Nuno Melo integrados nas listas pelos círculos eleitorais de Lisboa e do Porto, respetivamente. Também o 10.º lugar por Aveiro e 11.º por Braga darão boas hipóteses de eleição. Já o PPM fica com o 19.º lugar na lista pelo círculo de Lisboa, lugar muito dificilmente elegível, se considerarmos que na última eleição o PSD elegeu 13 deputados pelo círculo da capital.

Editado por Filipa Silva