Depois de ter integrado as listas da CDU às legislativas de 2022 em 13º lugar, Alfredo Maia vai encabeçar a lista do partido no Porto. Conheça todos os candidatos da CDU que vão concorrer às eleições legislativas de 10 de março pelo círculo eleitoral do Porto.

Alfredo Maia é actualmente deputado do PCP no Parlamento Foto: DR

A CDU divulgou esta sexta-feira os nomes dos primeiros 15 candidatos às eleições legislativas antecipadas de 10 de março pelo círculo eleitoral do Porto. É o primeiro partido a anunciar a lista completa de candidatos a concorrer às eleições legislativas pelo distrito do Porto.

Alfredo Maia, que integrou as listas da CDU às legislativas de 2022 em 13º lugar, será o cabeça de lista no Porto. O atual deputado é membro da direção do setor intelectual do Porto do PCP e já foi eleito enquanto deputado municipal pela CDU na Maia e no Porto. Enquanto exerceu a atividade de jornalista, foi membro do Conselho de Redação d’ “O Primeiro de Janeiro” e do “Jornal de Notícias”.

Em dezembro, a CDU anunciou ainda que Manuel Loff, que exerceu o mandato de deputado do PCP na presente legislatura, será o mandatário do partido pelo círculo eleitoral do Porto às próximas eleições legislativas. O historiador e professor universitário, de 58 anos, foi candidato independente nas listas da CDU no Porto, depois de ter sido proposto pelo partido.

Conheça os restantes 14 candidatos da CDU pelo círculo eleitoral do Porto

O segundo candidato é João Ferreira, membro da Assembleia Municipal de Santo Tirso. O advogado de 33 anos é também membro da direção do setor intelectual do Porto do PCP. Segue-se Inês Branco que é dirigente do CESP – Sindicato dos Trabalhadores do Comércio, Escritórios e Serviços, membro do Secretariado da Direção Nacional da Interjovem e do Conselho Nacional da CGTP-IN e membro da Comissão Concelhia do Porto do PCP.

Em quarto lugar, surge André Araújo, que foi eleito na Assembleia da União de Freguesias de Mafamude e Vilar do Paraíso e na Assembleia Municipal de Vila Nova de Gaia. O músico de 24 anos é também membro da Comissão Concelhia de Vila Nova de Gaia do PCP. Maria Olinda Moura, de 65 anos, eleita na Assembleia Municipal de Gondomar e na Assembleia da União de Freguesias de São Cosme, Valbom e Jovim, será a número cinco da CDU pelo Porto.

Jaime Toga, de 45 anos, foi eleito na Assembleia Municipal da Trofa e na Assembleia Metropolitana do Porto, tornou-se membro da Comissão Política do Comité Central e é responsável pela Organização Regional do Porto do PCP. O sétimo nome divulgado é o de Isabel Pires Souto, membro do Conselho Nacional do Partido Ecologista “Os Verdes”. A professora, de 54 anos, foi dirigente do Sindicato dos Professores da Região Centro.

A oitava candidata é Raquel Ferreira, membro da Comissão Concelhia de Matosinhos do PCP. A ativista do “Movimento Porta a Porta – Casa para Todos” foi eleita na Assembleia da União de Freguesias de Matosinhos e Leça da Palmeira. Em oitavo lugar, está Miguel Januário, de 42 anos, autor do projecto de intervenção “±MaisMenos±”.

Tiago Oliveira, de 43 anos, que é membro da Comissão Executiva do Conselho Nacional da CGTP-IN, surge como o nono candidato pelo círculo eleitoral do Porto. O coordenador da União de Sindicatos do Porto foi eleito na Assembleia da União de Freguesias de São Mamede de Infesta e Senhora da Hora e é membro da direção da Organização Regional do Porto e do Comité Central do PCP.

Seguem-se Helena David, de 27 anos, delegada do Sindicato Nacional do Pessoal de Voo da Aviação Civil e membro da Comissão de Trabalhadores da EasyJet; Rita Costa, de 42 anos, dirigente do SITE-Norte – Sindicato dos Trabalhadores da Indústria Transformadora, Energia e Ambiente do Norte e da FIEQUIMETAL; e Rui Pereira, de 60 anos, antigo jornalista d’ “O Diário” e no “Expresso”.

A 14º candidata é Margarida Chalupa. A jovem de 24 anos é licenciada em Engenharia de Minas e Geoambiente e membro do Executivo da Comissão Regional do Porto da Juventude Comunista Portuguesa (JCP). A lista termina com o nome de Cristiano Ribeiro, de 67 anos, que foi eleito na Assembleia Municipal de Paredes e na Assembleia de freguesia de Cête.

O secretário-geral do PCP vai estar este sábado presente no Comício CDU, que se realizará no Cinema Venepor – Cineclube da Maia. A intervenção de Paulo Raimundo deverá acontecer depois das 17h00. Mais tarde, o secretário-geral do partido vai participar no Jantar-Comício CDU que terá lugar na Escola Secundária de São Pedro da Cova, em Gondomar, a partir das 21h00.

Editado por Filipa Silva