Um pouco mais distante da liderança da Liga Portugal, o FC Porto regressou às vitórias diante dos seus adeptos e retoma, sobretudo, a confiança dos jogadores em vésperas do principal duelo da época: o jogo com o Arsenal, vice-líder da Premier League, nos oitavos de final da Liga dos Campeões.

Dois golos sem resposta garantiram três pontos aos dragões. Foto: FC Porto/Facebook

O FC Porto voltou ao caminho das vitórias neste sábado (17), no Estádio do Dragão. Os mais de 30.613 mil adeptos viram a equipa de Sérgio Conceição vencer o Estrela da Amadora por 2-0. Os golos foram marcados por Wenderson Galeno e João Mário. Com o resultado positivo, ainda que o desempenho não tenha sido muito convincente, os azuis e brancos atingiram a marca dos 48 pontos e seguem na terceira posição da Liga. Já o Estrela fica com 21 pontos, no 14.º lugar.

A viver um momento de turbulência, dentro e fora dos relvados, o FC Porto retira da vitória uma motivação extra para o importante duelo de quarta-feira (21). Ainda que a atuação da equipa de Conceição tenha sido suficiente para vencer, certo é que o adversário deste fim de semana é muito inferior ao do próximo compromisso. Os dragões recebem o Arsenal, da Inglaterra, na primeira mão dos oitavos de final da Liga dos Campeões.

Em termos de campeonato nacional, o resultado permitiu à equipa portista diminuir a diferença para a liderança. Agora são quatro pontos a menos que Benfica e Sporting, respetivamente. No entanto, ambas as equipas ainda jogam e, no caso dos verdes e brancos, há duas partidas a disputar, face à não realização do duelo contra o Famalicão. 

O alívio veio pelos pés de Galeno

Depois de dois jogos sem vencer na Liga Portugal, o receio de errar era visível nos primeiros momentos por parte dos portistas. Os da casa tiveram um adversário a atuar num bloco de defesa baixo e apostaram nas jogadas pelos corredores do relvado para a criação ofensiva. Foi num cabeceamento, após cruzamento de Francisco Conceição, que, aos 5′, Evanilson forçou Bruno Brígido a fazer a primeira intervenção do duelo.

Já aos 30′, os visitantes conseguiram escapar em contra-ataque com André Luiz, pelo corredor central. Contudo, o remate foi intercetado pelo lateral Zaidu, que acabou por ter que deixar a partida, com muitas queixas no joelho esquerdo.

O jogo tornou-se depois muito disputado no meio-campo, o que gerou uma oportunidade de golo para o FC Porto somente aos 35′. Novamente numa jogada pelo lado direito, com uma triangulação entre João Mário e Francisco Conceição, o primeiro acabou a cruzar rasteiro para o coração da área. A bola ainda desviou num defesa do Estrela, mas sobrou para o brasileiro Galeno que inaugurou o marcador no Dragão: 1-0. O golo foi importante para o jogador, um dos mais inseguros com a bola do FC Porto até então.

A resposta do Estrela da Amadora veio logo em seguida, aos 37′, com um desvio de cabeça de Ronaldo Tavares, que não causou grande dificuldade a Diogo Costa. 

Após um lançamento lateral mal conseguido da equipa visitante, os azuis e brancos tiveram outra grande oportunidade de superar o guarda-redes do Estrela da Amadora. No entanto, o pontapé de pé direito do canhoto Francisco Conceição saiu fraco, não sendo suficiente para vencer Bruno Brígido, que foi importante para evitar mais golos.

A confirmação de um resultado importante

Já no retorno do balneário, era notável que a vantagem no marcador tranquilizou os jogadores azuis e brancos. Aos 54′, Galeno teve uma grande oportunidade de ampliar o placar, mas o remato à queima-roupa foi defendido pelo guarda-redes adversário.

Um minuto depois, foi pelo lado esquerdo que começou a jogada do segundo golo do FC Porto. Novamente Galeno, que desta vez assistiu o lateral João Mário. O remate de fora da área do camisola 23 foi indefensável: 2-0.

O Estrela da Amadora tentou chegar à baliza de Diogo Costa em jogadas de velocidade, a explorar a defesa do FC Porto em transição defensiva. Entretanto, as oportunidades criadas acabaram por não ter o melhor acabamento e não geraram perigo suficiente para ameaçar a baliza portista. Ainda houve tempo para mais outra criação ofensiva da equipa da casa, que surgiu pelo lado direito. No entanto, o remate de Iván Jaime foi intercetado por um defesa visitante.

O 2-0 final foi um resultado importante para solidificar a confiança dos jogadores portistas, que vão jogar contra a segunda melhor equipa da liga inglesa a meio da próxima semana. Destaque para os brasileiros Galeno, que participou dos golos, e Otávio, que estreou com muita segurança na defesa, ao lado de Pepe. Além deles, João Mário foi fundamental em termos de criação ofensiva para o FC Porto, e não apenas pelo segundo golo anotado no Dragão. Foi eleito o homem de jogo Pale Liga Portugal.

Conceição: “Fizemos um jogo consistente”

No término do encontro, Sérgio Conceição viu uma equipa “um bocadinho melhor” sem bola, relativamente ao que aconteceu no desaire frente ao Arouca. Ainda que o resultado “não atenue em nada os pontos que já foram perdidos” na Primeira Liga, o treinador do FC Porto afirma que a equipa deu uma “resposta com caráter” nesta jornada e fez “um jogo consistente”, mesmo reconhecendo que houve algum nervosismo por parte dos jogadores. “Foi um resultado justo, mas poderíamos ter feito mais um ou outro golo. É sempre melhor trabalhar em cima de vitórias, mas não é isso que vai motivar mais para o jogo com o Arsenal”, sublinhou. Relativamente a Zaidu, o treinador portista falou sobre a lesão do jogador e afirmou que o lateral-esquerdo nigeriano não deve mais jogar nesta época.

Conceição ainda falou sobre o facto de muitos adeptos terem deixado as bancadas do Dragão antes do apito final. O treinador admitiu ter uma “sensação um bocadinho diferente” em relação ao público esta temporada, em comparação com todos os anos que leva no clube e deixou um repto: “Temos muito para ganhar esta época, estamos aqui para dar luta. Somos a única equipa portuguesa na Champions, temos a Taça, temos o campeoanto que está difícil, mas não é impossível. Precisamos de toda a gente unida”, ressaltou o técnico do FC Porto.

“Sabíamos que era um jogo difícil e tornou-se ainda mais”

Do outro lado, Sérgio Vieira lamentou as perdas de Rodrigo Pinho e Régis, que tiveram lesões na preparação para o jogo contra o FC Porto. “Perdemos a possibilidade de repetir a equipa pela primeira vez e de repetir processos que vínhamos a fazer bem”, ressaltou. Ainda sobre as ausências, o treinador do Estrela Amadora apontou falta de opções ofensivas.

Contudo, Vieira elogiou a organização defensiva da sua equipa, que pressionou mais alto a saída de bola adversária, mas “deu espaço entre os setores, o que gerou desequilíbrio e originou os golos”. “Em termos de posse de bola, rodámos bem na primeira fase de construção, mas faltou-nos verticalidade e tranquilidade para ligar mais à frente. Acredito que isso pode ter acontecido pelas características do jogo. Ficam coisas boas, como o nosso rigor defensivo em grande parte do jogo”, finalizou o técnico.

Conforme mencionado, os dragões voltam as atenções para a liga milionária na próxima quarta-feira (21). O jogo contra o Arsenal começa às 20h00 (horário de Portugal continental). Já na Primeira Liga, o FC Porto defronta o Gil Vicente, no Estádio Cidade de Barcelos, no próximo domingo (25), às 18h00.

Quanto ao Estrela da Amadora, que prossegue a luta pela manutenção na Liga Portugal betclic, encara o GD Chaves, no sábado (24), também às 18h00.

Editado por Filipa Silva