A hipótese da Al-Qaeda ser responsável pelos atentados de 11 de Março em Madrid é cada vez mais uma certeza. O diário espanhol El País noticia hoje que foi encontrada uma “prova material” dos atentados. A prova é um elemento plástico de um telemóvel que deveria ter activado a única bomba que foi desactivada pela polícia.

A prova foi encontrada numa loja de telemóveis gerida pelo marroquino Jamal Zougam. O suspeito foi sujeito hoje, sexta-feira, a prisão preventiva. Segundo fontes judiciais, citadas pela Lusa, a medida de prisão preventiva foi aplicada a Jamal Zougam Mohamed Bekkali e Mohamed Chaoui, todos de origem marroquina. São acusados de assassínios e tentativas de assassínio em massa e podem permanecer em prisão preventiva durante dois anos sem acusação formal.

Novas ameaças

Entretanto, um novo comunicado é atribuido à Al-Qaeda. O texto foi publicado no jornal árabe Al-Quds Al Arabi, o mesmo que publicou a carta que reivindicou a autoria dos atentados.

Khaled Elshami, chefe da secção política do jornal, afirmou, citado pela Lusa, que o texto “está em conformidade com a nova estratégia adoptada pela Al-Qaeda”. Elshami pensa que a Al-Qaeda “deseja ver [George W.] Bush reeleito porque é claramente um inimigo que será útil para sobressaltar as nações do mundo árabe”.

O comunicado apela ao fim das operações das “brigadas” da rede terrorista em Espanha, até que se conheçam “as orientações do novo governo [espanhol] que prometeu retirar o seu exército do Iraque” e até que tenham a “certeza da sua não ingerência nos assuntos muçulmanos”.