Miguel Dias, da direcção do Festival, espera que o evento seja um espaço onde os participantes “gostem de apresentar as suas obras”. A organização tem para oferecer “equilíbrio entre descoberta e revelação da grande diversidade de abordagens à criação cinematográfica e a conquista de um público com identidade, numeroso e interessado”, revelou ao JPN.

Realizadores e produtores de filmes encontram aqui um espaço “privilegiado” para a divulgação das suas obras. Um local que, além de privilegiado, tem a vantagem de oferecer trocas de experiências, muitas vezes, frutuosas. Miguel Dias explica porquê: “O Mercado da Curta Metragem é um espaço especialmente dirigido a profissionais, nomeadamente pessoas de outros festivais, que vêm cá ver e seleccionar filmes; distribuidores ou compradores de canais de televisão que têm a possibilidade de ver não só todos os filmes apresentados no festival, mas também as centenas e centenas de filmes enviados e não seleccionados por nós”. Os que ficam fora da selecção não são, no entanto, esquecidos: “Os filmes são compilados num catálogo com as informações mais importantes e até contactos dos produtores para uma eventual requisição”.

Miguel Dias acredita que esta é uma forma de dar a conhecer aquilo que não foi escolhido e de contribuir para o mercado. Embora o mercado e a parte comercial do festival não sejam a principal preocupação, trata-se de mais um serviço que a organização quer prestar. Miguel Dias reconhece a importância do mercado, porém, é contido: “O Mercado da Curta Metragem não é, nem tem, por um lado, pretensões de ser um mercado importante, até porque não é o nosso mercado propriamente dito. Por outro lado, quando estamos num país periférico como Portugal é sempre difícil pretender ter alguma coisa importante a nível de mercado”.

Prazo alargado para a competição nacional

As inscrições para os participantes em geral já terminaram. Contudo, a direcção do Festival decidiu alargar o prazo de inscrição para os realizadores e produtores nacionais: “Achamos importante apresentar filmes em estreia absoluta. Fazemos o esforço de esperar mais um pouco pelos filmes portugueses para podermos ter os filmes mais recentes”, justifica Miguel Dias. Até ao momento há cerca de 1800 inscrições. Quanto ao número de nacionais registados, ronda os 30. Até 17 de Maio a direcção do evento espera duplicar as inscrições.

Quando falamos de artistas e profissionais de cinema, Miguel Dias garante que o Festival Internacional chega cada vez mais longe e cada vez mais a paragens inimagináveis. “Recebemos filmes de todos os países e de todas as regiões do mundo”, refere. Embora admita que nalguns pontos do globo o festival não tem o mesmo nome que noutros, também adianta que a adesão é cada vez mais notória, mas também mais calma. “A adesão tem vindo a evoluir embora calmamente até porque a produção nacional e mundial não passa muito disto”, comentou.

Prémios

Contrariando a tendência cinematográfica, em que há “uma tendência muito grande a distinguir os realizadores” e dado que um filme é um trabalho colectivo que envolve muitas pessoas, a direcção do Festival quer, para além destes, distinguir também os jovens actores nacionais.
Além do prémio para melhor filme atribuído ao realizador, o Festival Internacional de Curtas-metragens atribui, entre outros, o prémio Instituto Camões para melhor actriz e actor, o prémio para melhor fotografia e o prémio para melhor jovem realizador com menos de 30 anos.

Espera-se número recorde de filmes

O Festival Internacional de Curtas Metragens de Vila do Conde está a ultimar a programação da sua 12ª edição, a decorrer entre 3 e 11 de Julho. A competição nacional constitui um dos sectores mais importantes do Festival, dado que é “uma janela para o exterior da produção nacional recente”. O prazo para as inscrições portuguesas foi alargado. Para a competição nacional são aceites animações, documentários, filmes experimentais e ficções, em película 16 ou 35 mm ou vídeo BetacamSP-Pal, até 60 minutos.

Este ano a direcção do Festival espera recolher um número recorde de filmes para selecção. As inscrições poderão ser efectuadas através do site www.curtasmetragens.pt, onde está disponível a ficha de inscrição e o regulamento da competição.

Andreia Abreu