Numa altura em que se discute a transferência de poderes para um governo de transição iraquiano, o Reino Unido anuncia agora a sua intenção de enviar mais tropas para o terreno.
A somar aos soldados britânicos actualmente estacionados no Iraque, o contingente do Reino Unido deverá ficar reforçado em breve com mais 370 militares. O ministro da Defesa Geoff Hoon disse perante a Câmara dos Comuns que com o reforço do contingente passam a ser 8900 os soldados britânicos estacionados no Iraque.

Fonte do ministério da Defesa anunciou que as tropas deverão ser enviadas para o sul do Iraque, zona que actualmente se encontra sob controlo britânico, e não para as zonas que estavam debaixo do comando de tropas espanholas, as quais já retiraram do território.

De acordo com a Sky News, o contingente de reforço deverá incluir elementos de infantaria e vários especialistas.

Transferência de poderes é simbólica

O anúncio do envio de mais tropas surge a um mês da transferência da soberania para um governo provisório iraquiano, o que deverá acontecer a 30 de Junho. Mas, na realidade, a passagem de soberania para os iraquianos é apenas um marco simbólico da saída das forças da coligação do Iraque, uma vez que a verdadeira transferência de poderes só deverá acontecer depois das eleições. De acordo com a proposta de resolução apresentada por Londres e Washigton às Nações Unidas para a transferência de poderes, as eleições deverão ter lugar, no máximo, até 31 de Janeiro.

Britânicos opõem-se ao envio de tropas

Uma sondagem pubicada pelo «The Guardian» refere que dois em cada três britânicos são contra o envio de tropas para o Iraque. Mas, apesar do resultado das sondagens, o ministro da Defesa britânico disse que o envio de um número ainda maior de tropas para o Iraque continua em aberto. No entanto, Hoon salvaguarda que “neste momento nenhuma decisão foi tomada”. A coligação está a avaliar os “níveis e a disposição” das forças que serão necessárias para dar apoio ao governo interino do Iraque, garantiu Hoon à Sky News.

Foto: Reuters

Ana Correia Costa