As autoridades apontam para 50 o número de mortos registados hoje no nordeste do Sri Lanka devido a uma colisão entre um comboio e um autocarro. As vítimas mortais eram passageiros da viatura.

O acidente ocorreu numa passagem de nível perto da cidade de Polgahawela, a 80 quilómetros para nordeste de Colombo, segundo o porta-voz da polícia, Rienzie Perera.

O choque provocou ainda 40 feridos, 30 dos quais se encontram em estado grave, todos passageiros do autocarro, que se incendiou depois da colisão. Os feridos graves foram rapidamente encaminhados para o Hospital Nacional em Colombo. O porta-voz da polícia referiu ainda que o condutor do autocarro forçou a travessia da via, apesar dos sinais que alertavam a aproximação da via. O autocarro estava aparentemente a competir com outro autocarro.

O empregado da via-férrea, E.M. Jayaratna, que estava de serviço explicou à Associated Press (AP) que a barreira fechou automaticamente com a aproximação do comboio. “Estavam outros veículos à espera, mas este autocarro ultrapassou-os e aproximou-se da barreira. Pensava que conseguiria passar a linha rapidamente antes de o comboio passar, mas isso não aconteceu”, refere.

Dois autocarros competiam entre si

A investigação policial já iniciada sugere que dois autocarros estavam a competir para chegar mais rapidamente à cidade de Colombo.

Um oficial dos caminhos-de-ferro explicou que a barreira bloqueia apenas uma das faixas da Estrada. Esta é uma das 900 passagens de nível no Sri Lanka. “Os condutores dos autocarros competem frequentemente uns com os outros passando pelas faixas desimpedidas. Acidentes como este são comuns, mas não acidentes destas magnitude”, explicou o oficial.

Pedro Sales Dias
Foto: AP