Gisela Rua é licenciada em economia pela FEP. Para a docente o ensino da economia tem o duplo papel de explicar o que se passa e de transformar mentalidades.

O interesse de Gisela Rua pela economia começou desde cedo. Optou por seguir esta área, porque percebeu que “gostava imenso de perceber o que se passava na actualidade e o que se passava nas notícias”. A agora docente da Universidade Católica Portuguesa acrescenta que a opção pelo curso se deveu a duas razões principais: primeiro porque queria perceber “o porquê do governo tomar determinadas medidas”, depois “pelo gosto pela matemática”.

Entrada fácil no mercado de trabalho

Ainda não tinha acabado o curso e já Gisela Rua estava a trabalhar na Universidade Católica Portuguesa. Diz, por isso, que “foi fácil entrar no mercado de trabalho”. “Acabei por ficar na Católica ainda estava a acabar o curso. Depois de acabar decidi que queria dar aulas”, afirma a docente.

Para Gisela Rua, o ensino da economia “ocupa um lugar cada vez mais importante na sociedade actual, porque cada vez mais a economia tem uma importância vital no mundo actual”. Para a docente, a economia tem também o papel de “mostrar que há uma parte desta ciência que pode ser mais social e humana e não apenas financeira”. A ex-aluna da FEP acrescenta que “a economia tem o duplo papel de explicar o que se passa no mundo e de transformar as mentalidades”.

Para já, a licenciada pela Faculdade de Economia da Universidade do Porto está a tirar um mestrado e pensa no futuro vir a tirar o doutoramento. A docente quer continuar a dar aulas. “A minha perspectiva é a vida académica, é dar aulas e fazer investigação na área da economia, não necessariamente em Portugal”.

Andreia Ferreira