“A maioria dos problemas da Faculdade de Economia prendem-se com as infra-estruturas. Temos só este edifício. Não dá para alargar. Estamos à espera de um edifício que está a ser terminado agora, mas estivemos à espera dele dez anos”, diz o presidente da Associação de Estudantes da FEP. João Simões afirma que a falta de espaço causa por vezes alguns constrangimentos.

O estatuto da carreira docente é outro dos problemas referidos por João Simões. “Há alguns professores catedráticos que se calhar se deviam dedicar a outras coisas e não tanto a dar aulas”, defende.

Economistas têm mais dificuldades em arranjar emprego do que gestores

Segundo João Simões, o mais recente estudo (de 2002) conclui que 70% dos licenciados da FEP encontram emprego rapidamente. O estudante diz que os alunos de economia têm mais dificuldades em arranjar emprego do que os de gestão. “Os alunos de gestão têm estágio e os de economia não têm; por isso é que é mais difícil arranjar emprego para os economistas”, defende o presidente da associação de estudantes.

O CIAP, Gabinete de Integração Profissional da FEP, foi criado há cerca de sete anos pela Associação de Estudantes da FEP. O sucesso que o gabinete alcançou fez com que a faculdade o integrasse na sua orgânica. Uma equipa de psicólogos faz parte do gabinete, que trata dos estágios dos alunos da Faculdade de Economia da UP.

Andreia Ferreira