O cineasta português Ivo Ferreira, detido no Dubai por consumo de haxixe, foi libertado. Segundo um comunicado do Ministério dos Negócios Estrangeiros emitido hoje, terça-feira, o Governo português “saúda a libertação hoje ocorrida do cidadão Ivo Ferreira, detido no Dubai desde o início do mês de Abril”. Ivo Ferreira foi julgado domingo e a leitura da sentença estava marcada para dia 15.

“O Governo expressa o seu reconhecimento ao xeque Mohammad Din Rashid Al Maktoum, Crown príncipe do Dubai e ministro da Defesa dos Emiratos Árabes Unidos, por ter atendido tão prontamente o pedido de clemência oportunamente formulado pelo ministro de Estado e dos Negócios Estrangeiros, Diogo Freitas do Amaral”, diz a nota do MNE.

O porta-voz do ministério, António Carneiro Jacinto, agradece em nome do Executivo ao “governo dos Emiratos Árabes Unidos a acção desenvolvida neste caso pelo ministro dos Negócios Estrangeiros, Rashid Abdula Al Naimi, e pelo vice-ministro, Abdula Rashid”, bem como a “hospitalidade” das autoridades do Dubai às diligências desenvolvidas pelo embaixador António Monteiro, enviado especial do Governo português nos Emiratos desde o dia 1 de Maio para tentar libertar o cineasta.

Ivo Ferreira estava detido no Dubai desde 5 de Abril. A ex-namorada do amigo com quem partilhava a casa denunciou o consumo de haxixe do cineasta às autoridades que encontraram um cigarro com aquela substância na habitação. Análises revelaram a presença da droga no organismo de Ivo Ferreira.

Pedro Rios
Foto: SIC Online
Fonte: Lusa