A semana da Queima das Fitas de Coimbra começa tradicionalmente com a Monumental Serenata junto à Sé Velha da cidade, normalmente a uma quinta-feira. Logo no primeiro dia são muitos os estudantes que acorrem ao largo da Sé para assegurar um lugar estratégico para a noite de fado académico.

O Queimódromo situa-se em Santa Clara, com o Mondego como companhia, e com a vista da cidade de Coimbra como pano de fundo.

A edição deste ano não foi excepção e as noites da Queima contaram com um cartaz de luxo com nomes de impacto como os internacionais Alanis Morissette e Eagle Eye Cherry e os portugueses Pedro Abrunhosa e Da Weasel.

Segundo a Associação Académica de Coimbra e a Cruz Vermelha, este ano está a decorrer dentro da normalidade. O dia do cortejo é o ponto culminante de nove dias de festa. A cidade pára para assistir ao cortejo dos mais de cem carros coloridos dos vários cursos da academia.

Regado com algum álcool, o cortejo é visto por estudantes de Coimbra e de outras academias, familiares, e até por turistas que vêm a Coimbra de propósito só para assistir à festa. Mas não são só os estudantes actuais que fazem a festa. Antigos estudantes universitários aproveitam a oportunidade para recordar os tempos passados na universidade.

Textos e fotos: Hugo Manuel Correia
Letícia Amorim