A Argentina saiu vencedora do primeiro encontro da Taça das Confederações, que se joga até final do mês na Alemanha. Os argentinos venceram por 2-1 contra a Tunísia. Riquelme e Saviola marcaram para a Argentina e Guemamdia fez o golo tunisino.

Num jogo com várias fases, a turma de Pekerman criou algumas boas situações iniciais, mas a falta de pontaria de Javier Saviola adiou o tento inaugural.

O primeiro golo do jogo podia ter chegado, mas para a Tunísia. Haykel Guemamdia soube ganhar uma grande penalidade, mas o companheiro Mhadhebi desperdiçou, atirando ao lado.

Minutos volvidos, a selecção argentina ganhou vantagem. Maxí Rodriguez foi derrubado por Trabelsi na área de rigor e Riquelme não hesitou na altura de abrir a contagem.

Aliás, era mesmo o médio do Villareal quem pautava o melhor futebol dos sul-americanos, que podiam ter ido para o descanso com uma vantagem mais folgada.

O segundo golo surge no recomeço da partida. Luciano Galletti, lançado em velocidade sobre a direita, serviu o avançado Saviola para uma conclusão muito fácil.

Pensava-se que o encontro estava resolvido, mas Guemamdia encenou nova grande penalidade e reduziu para o conjunto do francês Roger Lemerre.

Germán Lux impediu o empate com um par de excelentes defesas e a Argentina saiu vitoriosa do primeiro encontro da prova.

Mesmo sem fazer uma grande exibição, o conjunto de Jose Pekerman entra a vencer no Grupo A. Lucho González, reforço do FC Porto, não foi convocado para a prova organizada pela FIFA. O médio do River Plate joga amanhã a segunda-mão dos quartos-de-final da Taça dos Libertadores da América.

Alemães também entram a ganhar

Na partida da noite, a Alemanha entrou com pé direito na competição que organiza. Apurada directamente para o Campeonato do Mundo, a turma de Jurgen Klinsmann venceu a Austrália por 4-3, em Frankfurt.

A primeira parte valeu por um quarto-de-hora. Kevin Kuranyi adiantou o conjunto de Klinsmann aos 17´, com um desvio oportuno após remate de Friedrich, defesa do Hertha de Berlim.

O representante da Oceania igualou pouco depois, na conversão de um livre a castigar falta de Robert Huth. Skoko bateu rasteiro e surpreendeu Kahn.

A Alemanha voltou a tomar a dianteira dois minutos volvidos. Mertesacker, central do Hanover, disparou forte à entrada da pequena-área e repôs a liderança germânica. A Austrália é que não se deixou convencer, chegando a nova igualdade à passagem da meia-hora. Skoko serviu Jean Aloisi e o avançado do Osasuna rematou cruzado, quase sem ângulo, para o fundo da baliza alemã.

Na segunda metade, a selecção anfitriã chegou à vitória. Friedrich voltou a revelar acerto nas subidas no terreno e ganhou uma grande penalidade, convertida em golo pelo capitão Michael Ballack.

Ballack ainda teve fôlego para servir o jovem Lucas Podolski para o quarto golo alemão, quando o jogo parecia morto.

Ainda assim, Aloisi bisou (é o melhor marcador da prova) mesmo antes do apito final, não havendo já tempo para colocar em causa o triunfo germânico.

Parece definir-se a tendência natural neste Grupo A. Amanhã joga-se o México-Japão e o Brasil-Grécia, que opõe Luisão a Fyssas.

André Viana