Começa amanhã, terça-feira, o período de inscrições para o INOV Contacto, um programa de estágios internacionais financiado por verbas do Ministério da Economia e da Inovação, através do ICEP – Portugal (Investimento, Comércio e Turismo de Portugal), com um valor de investimento que ronda os 25 milhões de euros.

O Conselho de Ministros decretou, em 20 de Maio, que é um “compromisso do XVII Governo Constitucional” alargar o âmbito do programa, de acordo “com as exigências acrescidas do Plano Tecnológico”, mantendo, no entanto, “os propósitos iniciais”.

O actual Executivo pretende “aumentar o impacto” do Programa no país, “conferindo-lhe uma prioridade, uma escala e um alcance reforçados nos domínios de competência e de abrangência sectorial”. Por outro lado, pode ler-se no documento, “após o fim do estágio internacional, deverá dar-se uma maior atenção à inserção destes jovens quadros nas pequenas e médias empresas portuguesas”.

As inscrições devem ser efectuadas, obrigatoriamente, “online”, através do preenchimento de uma ficha de candidatura que deverá estar disponível a partir de amanhã no portal da NetworkContacto. O ministro da Economia e da Inovação, Manuel Pinho, vai dar, esta tarde, uma conferência de imprensa, para apresentar informações adicionais sobre a nova edição do INOV-Contacto.

Internacionalização da economia

O INOV Contacto tem como principal objectivo promover a “internacionalização da economia portuguesa”, através da “inserção de jovens quadros nacionais em contextos sociais e culturais diferenciados”. Para isso, a aposta está na realização de “estágios em países com forte dinâmica de crescimento e em empresas ou instituições que actuem à escala mundial”.

A ideia é “criar quadros capazes de acrescentar valor nas empresas presentes na economia mundial, não apenas do ponto de vista técnico, mas também entre culturas”, que possam também funcionar como “factor de atracção de investidores” para o nosso país.

São destinatários deste programa os jovens com menos de 35 anos, habilitados com qualificações de nível superior ou nível médio profissional em áreas consideradas críticas para a inovação empresarial, como a Economia, Gestão, Marketing, Engenharia, Ciência e Tecnologia. No entanto, o ICEP também tem promovido, em anos anteriores, estágios em sectores como o Design, Comunicação Social, Direito, Relações Internacionais e Biotecnologia.

Os estágios no exterior têm duração limitada. Xangai, Helsínquia, São Paulo, Austin e São Francisco são alguns dos possíveis locais de destino.

O programa Contacto surgiu em 1997, ao abrigo da medida “Projectos voluntaristas de formação” do PEDIP II. Desde então, já recebeu 16.297 candidaturas, das quais apenas foram seleccionadas 973, o que corresponde a 6% do total. Neste momento estão contabilizados 873 “contacteantes”, nome atribuído aos jovens que efectivamente receberam a bolsa de estágio ao abrigo deste programa.

Anabela Couto
Foto: Stock.xchng