Portugal pode conseguir quarta-feira a qualificação para o Mundial do próximo ano, na Alemanha. Para isso, a turma das “quinas” tem que vencer a selecção russa e esperar que a Eslováquia perca pontos em Riga, frente à Letónia.

Apesar das boas perspectivas e do favoritismo português face aos russos (Portugal venceu a Rússia em Alvalade por um expressivo 7-1), Luiz Felipe Scolari mostra-se pragmático e admite que um empate em Moscovo era um bom resultado.

“Às vezes não sou político e pago os meus pecados por isso, mas vou ser político: vamos lá para ganhar… se empatarmos, está bem”, comentou o seleccionador nacional, após o último treino antes da partida para a capital russa.

Portugal precisa de quatro pontos para garantir o apuramento directo para o Mundial de 2006. A última vez que a selecção nacional esteve num campeonato do mundo remonta já à má prestação na prova asiática de 1992.

“Ainda temos algumas pedras no caminho”, avisou Scolari, que salienta que a Rússia tem “melhor histórico que Portugal em [campeonatos] mundiais”, mas que se debate com o problema de ter sobre si a “pressão” da obrigatoriedade de ganhar.

Portugal tem cinco pontos de vantagem sobre a Eslováquia e a Rússia e um calendário favorável se vencer os russos: defronta em casa o Liechtenstein e a Letónia, duas equipas já afastadas da qualificação, a 8 e 12 de Outubro, respectivamente.

Nuno Valente de fora

Scolari deve apostar no mesmo “onze” que goleou o Luxemburgo (“o ideal, por enquanto”), mas o técnico brasileiro precisa de reflectir quem vai substituir Nuno Valente na ala esquerda, uma vez que o jogador do Everton é o único “atleta que não está totalmente na sua condição [física] ideal”. A decisão final deve surgir só terça-feira, já em Moscovo.

Assim sendo, a equipa provável para defrontar a Rússia será constituída por Ricardo, Alex (ou Paulo Ferreira), Jorge Andrade, Ricardo Carvalho, Paulo Ferreira (ou Nuno Valente); Maniche, Costinha e Deco; Figo, Cristiano Ronaldo e Pauleta.

A selecção partiu às 12h30, desde o Aeroporto de Faro, para Moscovo, e deve chegar à capital russa ao final da tarde.

Pedro Rios
Foto: Frabizio Munisso