Dirigentes associativos do ensino superior reunidos em Coimbra decidiram organizar uma manifestação nacional em Lisboa. FAP não vai participar.

Os estudantes do ensino superior vão manifestar-se contra os cortes orçamentais, no próximo dia 9 de Novembro em Lisboa. O anúncio foi feito hoje, sábado, à noite, pelo presidente da Associação Académica de Coimbra (AAC), Fernando Gonçalves. ´

A manifestação não vai contar com a presença da Federação Académica do Porto (FAP), que prefere apostar numa acção à margem das restantes.

Depois de ter sido anunciado que a Porta Férrea da reitoria da Universidade de Coimbra iria ser fechada a cadeado no dia 19 de Outubro, impedindo assim a abertura solene do ano lectivo, a luta dos estudantes assume uma dimensão nacional.

O Encontro Nacional de Dirigentes Associativos (ENDA), que se realizou no princípio do mês não definiu estratégias de luta, remetendo as decisões para a discussão hoje, em Coimbra.

Após uma reunião que juntou representantes de associações de estudantes a nível nacional, Fernando Gonçalves afirmou à agência Lusa que “já basta de reuniões com o ministro”. O presidente da AAC frisou que Coimbra tem estudantes que se queixam de não terem condições para continuarem a estudar. “Estas realidades têm de ser mostradas”, declarou.

Os dirigentes associativos rejeitam a lei que propõe que sejam as universidades a estabelecer o limite da propina (que já levou a que 60% das instituições adoptassem o valor máximo de 900 euros) e lutam contra os cortes orçamentais que levaram a que grande parte dos estabelecimentos de ensino superior perdessem verbas em comparação ao ano passado.

Tiago Dias
c/ Lusa