A gripe das aves chegou ao centro da Rússia, confirmou hoje, quarta-feira, fonte do Ministério da Agricultura russo. O vírus foi detectado na região de Tula, a 300 quilómetros a sul de Moscovo.

Foram abatidas cerca de 3.000 aves na aldeia de Iandovka, após a descoberta do vírus da gripe das aves em sete explorações privadas.

“A progressão do vírus confirma o nosso prognóstico de uma próxima globalização da epizootia [doença que ataca muitos animais simultaneamente]”, afirmou o subchefe do departamento de controlo veterinário, Nikolai Vlassov.

“Temos quase a certeza de que se trata da mesma estirpe diagnosticada na Sibéria [a H5N1, forma mais perigosa do vírus que provoca gripe das aves]”, acrescentou o responsável.

Ontem, o Comissário Europeu para a Saúde e Protecção dos Consumidores, Markos Kyprianu, declarou que o aparecimento da gripe das aves na Europa “não aumenta a possibilidade” de uma pandemia.

Contudo, os representantes dos 25 estados-membros da União Europeia reconheceram que “a gripe das aves e a pandemia constituem uma ameaça mundial, e apelaram para uma reacção internacional coordenada”.

Ana Correia Costa
Foto: Getty Images