O director geral da Organização Mundial de Saúde, Lee Jong-wook (na foto), afirmou hoje, segunda-feira, que se trata apenas de uma questão de tempo até que o vírus H5N1, da gripe das aves, desenvolva uma estirpe que seja capaz de se transmitir de humano para humano.

“Se bem que até agora não tenha havido uma epidemia entre os seres humanos, é claro que aparecerá. Não sabemos quando isso irá acontecer. Mas sabemos que irá acontecer”, referiu o director geral da OMS durante a primeira reunião mundial da OMS sobre o assunto.

A reunião, que decorre em Genebra, dura até quarta-feira e tem como objectivo definir uma estratégia global de luta contra o vírus.

Lee Jong-wook apelou ainda a todos os países para se prepararem para uma epidemia de gripe das aves entre os humanos e avisou que ela “chegará seguramente”, acrescentando que o vírus H5N1, que possui grande capacidade de mutação, já causou a morte a mais de 150 milhões de aves e a 63 pessoas, nomeadamente na Ásia.

Prejuízo superior ao SRA

Lee Jong-wook estimou em mais 10 biliões de marcos o impacto da gripe das aves na economia global desde que o vírus despoletou em Dezembro de 2003. O custo económico de uma eventual pandemia da gripe das aves será muito superior ao da Síndrome Respiratória Aguda (SRA) de 2003 no sudeste asiático, que causou 800 mortos e uma perda de 2% do PIB.

Na reunião participam também o Banco Mundial (BM) e a agência das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura.

O economista chefe para a Ásia Oriental e Pacífico do BM referiu que “uma perda em 2% do PIB global durante uma pandemia de gripe representaria cerca de 200 milhões de dólares só num trimestre e 800 milhões num ano”.

O economista é um dos mais de 500 peritos e decisores políticos participantes na conferência.

“É urgente que a comunidade global aja agora”

A falta de acesso a medicamentos antivirais em alguns países e as dificuldades de produção de vacinas serão também assuntos em discussão durante a reunião.

“Esta é a primeira vez na história humana em que o Homem se pode preparar para uma pandemia antes que esta chegue”, por isso “é urgente que a comunidade global aja agora”, defendeu a responsável da OMS para a questão da gripe das aves

O vírus da gripe aviária apareceu pela primeira vez em 2003 no sudeste asiático, tendo atingido 122 pessoas naquela parte do mundo e matado 62.

Pedro Sales Dias
Foto: WHO