A Espanha continua a mostrar a força do seu cinema e “Incautos” é o exemplo mais recente. O filme é a história, contada na primeira pessoa, de Ernesto, um burlão que se prepara para o golpe da sua vida. Ernesto Alterio, Victoria Abril, Federico Luppi e Manuel Alexandre lideram o elenco desta história de enganos e desenganos que mantém o espectador preso ao ecrã até ao fim.

A abrir a noite de ontem, quarta-feira, do Fantasporto, recuou-se até 2004 para recordar “Hair High” de Bill Plympton. No seu estilo de animação inconfundível, Plympton funde comédia com terror e romance num “cocktail” bem ao gosto do “Fantas”.

Hoje, o grande destaque é a exibição, às 21h15, no Grande Auditório do Rivoli, de “The Bow”, o último filme de Kim Ki Duk. Depois de passar por Cannes, o mais recente trabalho do realizador de “3-Iron” apresenta-se agora como um dos candidatos à vitória da Semana dos Realizadores do Fantasporto.

Às 23h15 é a vez de “The Rider Named Death”, um drama histórico oriundo da Rússia.

Da parte da tarde vai ser possível ver o melhor que o expressionismo alemão tem para oferecer no Pequeno Auditório. “Aurora” de Murnau passa às 15h15 e “Metropolis” de Fritz Lang às 17h15, enquanto a noite está reservada aos filmes de artes marciais dos irmãos Shaw.

Também à tarde continua a viagem pelo cinema de Bollywood no auditório da Biblioteca Almeida Garret com mais dois filmes: “WAQT”, às 15h, e “Kal Ho Naa Ho”, às 19h.

O Fantasporto chega hoje às salas dos cinemas AMC Arrábida com duas propostas: “Mundos Paralelos”, oriundo da Coreia do Sul e com várias sessões ao longo do dia,e “Um Lobisomem na Amazónia”, do brasileiro Ivan Cardoso,às 20h.

Léccio Rocha
Foto: DR