O presidente da PT considera baixa a oferta de 9,5 euros por acção oferecidos pela SonaeCom e propõe-se distribuir pelos accionistas três milhões de euros em dividendos até 2008.

O valor que a PT está disposta a avançar é superior a 20%, tendo em conta os números de Novembro do ano passado. Os dividendos por acção atingem agora os 2,66 euros.

A PT considera ainda que a subavaliação do valor das acções privaria os accionistas de posteriores lucros angariados pela empresa de forma independente.

A PT argumenta também que os 77% do mercado telefónico nacional que passariam para o domínio da SonaeCom representariam uma taxa demasiado elevada para uma só empresa em Portugal.

Horta e Costa sublinha que a administração da SonaeCom tem beneficiado de condições privilegiadas de acesso às redes de telecomunicações europeias, pecando, contudo, pela prática de preços desproporcionalmente elevados, em conjunção com “um fraco historial de desempenho” e “falta de consistência estratégica”.

A Portugal Telecom registou lucros líquidos de 654 milhões de euros em 2005 contra 623,2 milhões de euros em 2004, o que significa um crescimenrto dos resultados em 4,9%.

André Sá
Foto: DR