Durante doze dias a Câmara Municipal de Santo Tirso organiza um conjunto de eventos sob o tema “A Poesia está na rua”, destinados a promover a expressão poética um pouco por toda a cidade. Pelo terceiro ano consecutivo, a poesia vai estar em todo o lado, menos nos sítios onde é costume.

A poesia marca presença por toda a cidade e até mesmo nas escolas. Apesar de se dirigir à população em geral, há uma grande aposta nas camadas mais jovens.

No próximo dia 17 prevê-se o lançamento do livro de actas do colóquio “Encontros didáctico-pedagógicos sobre a poesia: perspectivar a dinamização das actividades poéticas na sala de aula”. De 20 a 24, os alunos da Escola Profissional de Serviços Cidenay vão poder registar as suas próprias criações em livro. E durante todo o dia 21, “A poesia vai à sala” na Escola Secundária de Tomaz Pelayo.

Os mais velhos estão também na mira destas acções de sensibilização para a poesia, diz Maria do Céu Duarte, da organização. Pretende-se mesmo levar a poesia a casa das pessoas com “leituras ao domicílio” e com a oferta de outras actividades pensadas para criar hábitos de leitura na população.

Este ano, a programação [PDF] inclui uma homenagem ao poeta Manuel António Pina, cujo percurso literário vai ser apresentado por Eduardo Prado Coelho. A sessão prevê a leitura de poemas do autor, ao som da Escola de Artes Musicais do Vale do Ave.

Ainda no dia 21, o cardiologista João Lopes Gomes fala sobre as “Virtudes Terapêuticas da Poesia” na Biblioteca Municipal. A conferência pretende mostrar não só “o lado lúdico da poesia, mas também o papel que esta pode ter no combate ao stress”.

Está ainda incluída na programação a inauguração de uma exposição de artes plásticas, que vai ficar aberta ao público até 26 de Março, e na qual figuram as obras do poeta e pintor Emerenciano.

Preparam-se também os lançamentos dos livros “A Obra e o Poeta” com poesia reunida de Ana Luísa Amaral e “ O teu Nome” de António Oliveira.

Inês Castanheira
Foto: SXC