No âmbito da conferência de imprensa que teve lugar ontem, terça-feira, no Conservatório do Porto, promovida pelos membros da associação de pais, foi sublinhada a urgência na transição da escola para um novo edifício.

Manuel Ferreira, presidente da Assembleia Geral da associação de pais, afirma que a actual “morada” do Conservatório “já não tem solução”, porque “é um edifício antigo e é classificado”.

A falta de acessos, de condições higiénico-sanitárioas e mesmo a falta de salas próprias para o ensino, assim como de um auditório para a realização de audições e de concertos, são apontados como alguns dos problemas mais graves das instalações do Conservatório.

O presidente da associação de pais, José Gonçalves Paulo, lamentou o facto de estas condições limitarem o ingresso à escola de todos os alunos que se candidatam. “Todos os anos fica uma lista de 200/300 alunos em espera que não entram porque o Conservatório não tem condições para os receber”, denunciou.

Quanto aos alunos que entram para o Conservatório, diz Manuel Ferreira, “a escola por si só não tem condições para os apoiar”. Torna-se, pois, fundamental a ajuda de casa, uma vez que a “maior parte dos alunos que não são apoiados pelos pais não tem sucesso escolar”.

Os responsáveis pela associação de pais concluem que “qualquer novo projecto tem de ser pensado para o futuro”, para permitir que o Conservatório cresça.

Texto e foto: Rita Pinheiro Braga