Um grupo de investigadores do Massachusetts Institute of Technology (MIT) e da Universidade de Hong Kong desenvolveu uma injecção composta por peptídeos, uma molécula composta por uma combinação específica de aminoácidos, que reestrutura o tecido cerebral.

A investigação foi feita em hamsters que foram especialmente preparados para a investigação. Aos animais foi provocado um trauma no cérebro que lhes causou cegueira.

Para recuperarem a visão foi administrada uma injecção com nanopartículas que permitiu o crescimento de células cerebrais nas primeiras 24 horas.

As partículas são inofensivas para o hospedeiro, que as expulsa através da urina, três a quatro semanas após a administração da injecção.

Este é considerado um pequeno grande passo para o futuro da neurocirurgia. Os cientistas estão confiantes que este processo seja aplicável ao ser humano para “diminuir danos durante as cirurgias ao cérebro” e ajude na recuperação de traumas e danos cerebrais, adiantou o líder da equipa de cientistas, Elli Behnke, citado pela BBC.