Marcelo Rebelo de Sousa e Manuela Ferreira Leite são dois dos nomes escolhidos pelo Presidente da República para incorporar o Conselho de Estado, avança a Agência Lusa, citando fonte de Belém.

Além do professor e da ex-ministra das Finanças, para compor este órgão político de consulta, Cavaco Silva escolheu o médico João Lobo Antunes, seu ex-mandatário nacional, o antigo ministro do PSD Manuel Dias Loureiro, e Miguel Anacoreta Correia, dirigente do CDS-PP, que pertenceu à comissão política da candidatura presidencial do sucessor de Sampaio.

Ferreira Leite ocupou vários cargos governativos nos executivos de Cavaco Silva e Marcelo Rebelo de Sousa foi presidente do partido dos sociais-democratas entre 1996 e 1999.

Nos termos da Constituição, cabe ao Presidente da República designar cinco personalidades para integrar o Conselho de Estado e a Assembleia da República elege outras cinco personalidades.

No Conselho de Estado têm ainda assento o primeiro-ministro, José Sócrates, o presidente da Assembleia da República, Jaime Gama, o presidente do Tribunal Constitucional, Artur Maurício, o Provedor de Justiça, Nascimento Rodrigues, e os presidentes dos governos regionais dos Açores e da Madeira.

Também os antigos Presidentes da República Mário Soares e Ramalho Eanes integram este órgão.

Ainda não está marcada a data de tomada de posse dos novos membros do Conselho de Estado.

Gina Macedo com LUSA
Foto: Márcio Cabral/Arquivo JPN