Cientistas da Universidade de Illinois descobrem molécula que mata 50 a 70% das células cancerígenas em 24 horas, sem prejudicar as células normais.

A “Cancer Research” publicou hoje, quarta-feira, um estudo que dá conta de um composto químico que provoca a morte programada de células cancerígenas. A molécula que traz uma nova esperança na luta contra o cancro denomina-se ARC.

Os cientistas da Universidade de Illinois descobriram que a molécula provoca a morte de 50 a 70% das células cancerígenas em 24 horas, sem prejudicar as células normais.

Citado pela Lusa, o director do estudo, Andrei Gartel, refere-se ao ARC como uma “importante vantagem como medicamento contra o cancro, porque muitos dos medicamentos utilizados na actualidade também são tóxicos para as células normais”.

Esta molécula provoca a morte de células cancerígenas em tumores como os do cancro da mama, cólon, gástrico e hepático.

Para que se perceba realmente o efeito da descoberta na luta contra o cancro, Andrei Gartel explica que as as células cancerígenas “dependem da protecção de certas moléculas para sobreviver e quando estas se reduzem, devido aos tratamento do ARC, as células cancerosas entram em apoptose” (morte celular).

Actualmente a preocupação do grupo de cientistas é estudar a aplicação do ARC em diversos tipos de células cancerígenas humanas. Para já o ARC é tido como um “potencial fármaco contra o cancro”.

Maritza Silva