O Vitória de Guimarães protagonizou a grande surpresa dos quartos-de-final da Taça de Portugal. A formação de Vitor Pontes derrotou o Benfica por 1-0 no estádio da Luz. O técnico luso continua sem perder contra “as águias”.

Apesar de o clube da Luz ter dominado do princípio ao fim da partida, foi o Guimarães que saiu vitorioso. Claramente apostados no contra-ataque, os homens da cidade-berço marcaram aos 22 minutos, num golo polémico de Dário. Neca marca o livre, Flávio Meireles salta com Anderson e ajeita com o braço para o avançado “fuzilar” as redes de Quim. O Benfica tentou dar a volta ao resultado, mas o guarda-redes Nilson foi o homem da noite, ao defender uma série de remates perigosos dos jogadores “encarnados”.

O Benfica voltou a mostrar claras falhas no capítulo da finalização. A equipa de Ronald Koeman não marca desde o confronto com o Liverpool e fica assim fora da Taça de Portugal. O Guimarães segue para as meias-finais.

Sporting passa em Coimbra

Quem também já está nas meias-finais é o Sporting. O clube de Alvalade venceu sem dificuldade a Académica por 2-0. Os “estudantes” resistiram até ao intervalo, mas na segunda parte os “leões” materializaram em golo o seu domínio. Em Coimbra, Deivid e Nani foram os marcadores de serviço. O brasileiro marcou aos 50 minutos, enquanto o jovem extremo luso “facturou” já depois da hora.

Paulo Bento continua a senda vitoriosa dos leões e garante o apuramento para as meias-finais da Taça de Portugal, quatro anos volvidos sobre a última vez que o Sporting aí chegou.

Benni, herói das ilhas

Com mais dificuldade, o FC Porto superou o Marítimo nos Barreiros, num duro teste ao sistema de três defesas de Co Adriaanse. Pepe comprometeu, provocando um penalty, foi expulso a meio da partida e deixou a defesa portista à mercê do clube madeirense. O Marítimo nunca foi particularmente incisivo, mas vendeu cara a derrota. Foi necessário um prolongamento para decidir o vencedor da partida.

Num jogo em que Anderson foi titular, Benni McCarthy acabou por ser o herói dos “dragões” ao marcar os dois golos da equipa. O primeiro, aos 22 minutos, após cruzamento de Quaresma. Pelo meio, Kanu converteu a grande penalidade provocada por Pepe e restabeleceu o empate. No tempo extra, o sul-africano voltaria a repôr justiça no resultado e levar o FC Porto às meias-finais.

Detentor do troféu continua no xadrez

O Vitória de Setúbal continua a defesa do troféu conquistado o ano passado, depois de vencer o Boavista por 2-1. A tarde no Bonfim ficou, no entanto, marcada por uma alegada agressão ao árbitro Pedro Proença, no túnel de acesso aos balneários.

Quanto à partida, os sadinos adiantaram-se no marcador aos 39 minutos, golo de Varela. O Boavista carregou na segunda parte e reestabeleceu o empate ao 60 minutos por João Pinto. O capitão axadrezado acabou por ser expulso já no prolongamento, depois do Setúbal ter feito o 2-1, aos 107 minutos, por Carlitos.
O clube do Bessa não foi capaz de contrariar a defesa sadina até ao final do tempo de jogo.

O Setúbal avança assim para as meias-finais com Vitória de Guimarães, FC Porto e Sporting. O sorteio realiza-se hoje, quinta-feira, pelas 16h.

David Pinto
Foto: UEFA