A tarde de hoje, terça-feira, foi preenchida, nos parques e escolas portuenses, com várias actividades no âmbito do Dia Mundial da Árvore. Crianças de 77 escolas do concelho marcaram presença no Parque do Covelo para a realização de actividades lúdicas alusivas ao ambiente.

Nas cerimónias de comemoração esteve presente o vereador do Ambiente da Câmara Municipal do Porto. Álvaro Castelo Branco afirmou que a autarquia dá “prioridade às políticas de educação ambiental. Há que promover atitudes cívicas e fazer com que os miúdos contactem com o ambiente”. “Esperamos, daqui a 20 ou 30 anos, ter formado gerações ambientalistas”, disse.

O autarca referiu as quatro escolas do ambiente (nos parques do Covelo, São Roque, Pasteleira e no Parque da Cidade) e o Ecobus, unidade móvel pedagógica ambiental, como a prova de que “a Câmara promove a educação ambiental”.

Ateliers temáticos, exibição de peças de teatro alusivas ao ambiente, acções de sensibilização e exposição de peças feitas de materiais recicláveis foram as actividades destinadas aos mais novos que o Parque do Covelo acolheu. Durante o dia de hoje, 117 árvores foram plantadas nas escolas do concelho.

Texto e foto: Andreia C. Faria