Foi apresentado hoje, quarta-feira, nas comemorações do dia da universidade, o canal UP Media. O canal de televisão interno da Universidade do Porto (UP) vai ser difundido através de ecrãs plasmas colocados nas faculdades e via Internet.

Pimenta Alves, membro do Conselho Científico do Curso de Jornalismo e Ciências da Comunicação e responsável pelo projecto, afirmou que o canal surge para trazer uma maior integração de todo o campus universitário. A iniciativa pretende ainda constituir um núcleo de competências de comunicação da universidade e criar oportunidades de investigação e de produção.

O projecto não foi pensado para concorrer no mercado dos “media”, mas para desenvolver um núcleo catalisador da UP que aproveite várias sinergias, através de uma equipa especializada que desenvolva conteúdos próprios.

Segundo o responsável, a iniciativa é não só um desafio cultural, como prático, visto ter de ser realizado com baixos custos. Para ultrapassar estes problemas, o novo canal terá de apostar na criatividade e nas sinergias, nomeadamente com o curso de Jornalismo e Ciêncas da Comunicação.

Apesar de já terem equipa e algum equipamento, as emissões regulares do canal estão previstas para o final do Verão.

Ana Rita Braga
Sónia Santos