A NET – Novas Empresas e Tecnologias (Business and Innovation Centre do Porto) – lançou hoje, sexta-feira, a primeira pedra do novo Centro de Incubação de Empresas Promonet, uma incubadora de empresas de base tecnológica que se irá sedear no Porto.

O projecto custará cerca de 2,95 milhões de euros e ficará concluído dentro de 10 meses a um ano. A sede da futura Associação Promotora de Novas Empresas e Tecnologias (Promonet) vai ser construída no Pólo Tecnológico do Instituto Nacional de Engenharia, Tecnologia e Inovação (INETI), em Ramalde.

O objectivo principal deste projecto é fomentar a criação de empresas de base tecnológica, promover a inovação empresarial e a transferência de tecnologia e contribuir para a modernização da gestão e progresso tecnológico.

Foi também assinado um protocolo de cooperação entre a NET e a Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP) e o contrato de adjudicação entre a Promonet e a empresa Santana & Cª para a construção do centro.

A assinatura do protocolo com a FEUP, instituição que entre outras será associada da Promonet, mostra a aposta que este novo centro de incubação de empresas está a fazer na área da educação, inovação tecnológica e em pessoal jovem e recém-licenciado.

“Queremos formar e desenvolver, dentro desta nova estrutura, empresas de base tecnológica a partir de jovens que à saída das faculdades demonstram ter espírito empreendedor. Aqui vamos dar apoio logístico e espaço físico para que esses novos profissionais jovens e qualificados possam desenvolver os seus projectos e ideias”, explicou o presidente da direcção da NET, Alberto Pereira de Mesquita.

A NET quer duplicar o número de empresas com sede no centro de incubação. “Neste momento temos a capacidade de instalar 20 empresas e queremos passar a poder acolher 40 empresas, oferecendo-lhes boas condições de trabalho”, afirmou o presidente.

O futuro centro terá cerca de 2 mil metros quadrados de área total, dos quais 1.025 metros serão destinados à incubação. Dentro da área de incubação existirão 28 salas individuais, duas salas de reuniões e uma sala multi-usos. A estes espaços acrescem as salas de serviços partilhados pelas empresas: recepção, secretariado, contabilidade e biblioteca. “A ideia é fomentar um clima de solidariedade entre as novas empresas”, frisou Alberto Pereira de Mesquita.

A cerimónia de lançamento da primeira pedra do centro contou com a presença do secretário de Estado adjunto da Indústria e da Inovação, António Castro Guerra, e do Bispo do Porto, D. Armindo Lopes, que benzeu a primeira pedra das futuras instalações.

O secretário de Estado adjunto disse acreditar no sucesso da nova incubadora. “Este projecto é muito importante, sobretudo a nível local. A prova disso é que todas pessoas que estão aqui presentes, as pessoas que assinaram protocolos e testemunharam este momento, são do Porto ou ligadas ao Porto. Pessoas de diversas áreas, actores de capital de risco, sector imobiliário, educação. Parecem-me todos muito motivados em serem parceiros nesta iniciativa e empenhados em que esta tenha sucesso”, vincou António Castro Guerra.

A cerimónia contou com a presença de representantes de alguns dos accionistas da NET, entre os quais os bancos BPI, CGD, BES, BCP Capital, as empresas Sonae Capital e EFACEC e as associações AEP, PME Capital, IAPMEI e ANJE.

Texto e foto: Paula Teixeira