Na frente continua tudo na mesma. Os três “grandes” ganharam na 28º jornada e mantêm as mesmas posições no topo da Liga. O Braga atrasou-se na corrida à Liga dos Campeões, ao perder frente ao Benfica. Os arsenalistas aumentaram assim a distância para quatro pontos face ao clube da Luz. Ainda na luta pela Europa, o Boavista empatou sem golos, hoje, em Leiria, mantendo o quinto posto.

Em vésperas do confronto com o Barcelona para a Liga dos Campeões, os “encarnados” receberam e venceram o Braga por 1-0. O único tento do Benfica foi marcado por Nuno Gomes, que se mantém como melhor marcador da Liga, com 15 golos. Afastado do jogo com o Barcelona devido a castigo, o avançado também não realizou o último treino na Luz, devido a uma contusão da coxa esquerda, limitando-se a fazer trabalho de ginásio.

O FC Porto foi ao terreno da Académica ganhar por 1-0. Os “dragões” apresentaram-se em Coimbra com Helton na baliza e Alan no lugar de Anderson. Hugo Almeida saiu do banco ao minuto 63 para marcar o golo da vitória dos “azuis e brancos”. Apesar da vitória, o jogo com os “estudantes” trouxe dores de cabeça a Co Adrianse. Lucho González saiu lesionado ainda antes do intervalo e deve ficar parado por um período de uma a duas semanas. O argentino está, assim, em dúvida para o clássico em Alvalade.

Após as vitórias de FC Porto e Benfica, o Sporting venceu tranquilamente o já despromovido Penafiel. Numa exibição “apagada”, os “leões” marcaram cedo e limitaram-se a gerir o resultado. Os golos foram apontados por Nani e João Alves, ambos na primeira parte. Num jogo em que Ricardo se estreou como capitão, Paulo Bento destacou a importância do resultado numa semana em que a equipa leonina apresentou um maior desgaste físico. Na próxima jornada, o Sporting desloca-se a Guimarães e na seguinte, volta a encontrar o FC Porto, depois da meia-final da Taça de Portugal.

Na zona de descida, Guimarães e Gil Vicente empataram a uma bola e mantiveram as posições. Os vimaranenses voltaram a ceder um embate nos minutos derradeiros da partida, mas mantém a vantagem de um ponto sobre os gilistas.

O Setúbal recebeu e goleou a Naval por 4-1. Depois do apuramento para a final da Taça, os sadinos confirmaram o bom momento de forma frente a uma Naval desinspirada.

O Paços de Ferreira ganhou em casa ao Estrela da Amadora pela margem mínima. Os pacenses estiveram a perder por 0-1 mas conseguiram dar a volta ao resultado. O golo da vitória foi marcado em tempo de compensação e deixa a equipa de José Mota acima da linha de água.

Nacional e Rio Ave empataram a um golo. O encontro deixou o Nacional a “marcar passo” no acesso à Taça UEFA. O Marítimo derrotou o Belenenses com um golo solitário de Caíco.

Classificação à 28ª jornada:

1 FC Porto 63 pontos
2 Sporting 61
3 Benfica 56
4 Sp. Braga 51
5 Boavista 46
6 Nacional 44
7 Vit. Setúbal 42
8 União Leiria 36
9 Marítimo 34
10 Belenenses 34
11 Académica 33
12 Est. Amadora 33
13 Naval 31
14 P. Ferreira 31
15 Rio Ave 31
16 Vit. Guimarães 30
17 Gil Vicente 29
18 Penafiel 13

Sónia Santos