Os cinco membros com assento permamente no Conselho de Segurança das Nações Unidas em conjunto com a Alemanha estão hoje, quinta-feira, reunidos para decidir que estratégia seguir em relação ao programa nuclear do Irão.

Ontem os quinze membros do Conselho de Segurança chegaram finalmente a acordo sobre o texto do comunicado não-vinculativo contra Teerão, depois da Rússia e da China terem insistido para serem retiradas as frases mais agressivas. Os dois países, aliados do Irão, já puseram de parte qualquer tipo de intervenção militar.

“A conformidade plena do Irão para com os requisitos definidos pela Agência Internacional de Energia Atómica (AIEA) contribuiria para uma solução diplomática, negociada que garantiria que o programa nuclear iraniano serve apenas propósitos pacíficos”, explicava o comunicado.

O Conselho de Segurança pediu ao director da AIEA, Mohamed ElBaradei, que, no prazo de 30 dias, apresentasse um relatório sobre a colaboração do Estado iraniano com as autoridades da ONU, após o fim do qual o órgão da ONU poderá tomar medidas mais práticas, como sanções económicas.

Tiago Dias
SXC