Custo total das obras de finalização deverá atingir os 2,5 milhões de euros e será suportado pelo ministério das Finanças.

Um ano depois de inaugurada, a Casa da Música (CdM) ainda tem espaços por concluir. Das cinco salas em construção, apenas o restaurante tem data prevista de abertura. A sala será inaugurada por meados de Setembro e baptizada com o nome “Kool”, em homenagem ao arquitecto que projectou a CdM, Rem Koolhaas.

A sala de “baby-sitting”, um dos espaços ainda não utilizados, vai ser remodelada. A sala, que já tinha sido concluída, terá de passar por uma reconstrução por falta de condições de segurança. O espaço originalmente pensado para a criação de uma biblioteca/mediateca e a sala exterior em forma de onda ainda não têm destino definido. Para já , foram equacionadas algumas hipóteses, como a criação de uma loja de “merchandising”, de uma cafetaria ou de uma sala de apoio ao serviço educativo.

O “foyer “principal também já não deverá ser organizado para uma área comercial de venda de discos, como estava previsto, não havendo de momento quaisquer outras alternativas.

A finalização do restaurante da CdM vai custar ao Estado cerca de 830 mil euros do orçamento global, mas os investidores privados Miguel Júdice e Luís Filipe Barroso também vão financiar o projecto. A sala, situada na cobertura do edifício, tem capacidade para 250 pessoas.

O custo total das obras de finalização deverá atingir os 2,5 milhões de euros e será suportado pelo ministério das Finanças.

Rita Pinheiro Braga
Sónia Santos