A quinta-feira da Queima das Fitas do Porto é sempre umas das noites mais apetecidas pelos estudantes. Não só por ser a “noite académica” por natureza, mas também por brindar os estudantes com cerveja mais barata. Musicalmente, a noite esteve a cargo dos The Gift e Da Weasel.

A banda de Alcobaça foi a primeira a subir ao palco, tendo como missão aquecer o ambiente. A noite começou com um pano em branco: é assim que abre o espectáculo “AM-FM” dos Gift. Ao som de “Music”, a cortina cai e a banda apresenta-se ao público com os irmãos Gonçalves engravatados e com a presença de Tiago dos Room 74 como convidado.

Quem acompanha os Gift desde as primeiras digressões percebe que a banda está muito mais descontraída no seu registo ao vivo. O grupo misturou os êxitos com as músicas de “AM-FM”. O mote dos concertos é pôr toda a gente a dançar. Foi o que fizeram com temas como “Driving you slow”, “11:33” ou “1977”.

Os Gift brindaram ainda o público do Porto com um inédito, tocado pela primeira vez no Coliseu de Lisboa a 21 de Abril. Do concerto fizeram parte alguns apontamentos do álbum “Film”, como a poderosa “Front Of” ou as dançantes “Question of Love” e “So free” . A actuação dos Gift não esqueceu o incontornável “Ok, do you want something simple?”.

Foi com o recinto muito mais composto que entraram em palco os Da Weasel. A “doninha” começou por interpretar o tema “Força” do disco “Re-definições” e dedicou a primeira parte do concerto a sonoridades mais “reggae”.

A banda revisitou temas dos álbuns mais antigos, com especial destaque para “Iniciação a uma vida banal- o manual” e para os hinos de “3º Capítulo”. Com roupagens novas e muitos “samples” à mistura, soube bem aos fãs da banda de Pacman e Virgul ouvirem temas como “Duia”, “Agora e para sempre” ou “Toda a gente”.

No final da noite, houve ainda tempo para um “encore” exigido pelos estudantes, que tinham muita energia para gastar. Os Da Weasel não fizeram por menos, tocando os temas mais “pesados” da banda. Com o público em delírio, os Da Weasel despediram-se da Queima com “Re-tratamento” e “‘Tás na boa”.

Depois de tanto exercício era preciso recuperar forças. Havia muita sede e muitas barracas onde beber. Hoje o palco do queimódromo fica entregue aos Fingertips e à ex-Spice Girl, Melanie C.

Sónia Santos
Foto: Paula Coutinho