O Centro Nacional de Furacões (CNF), através de um relatório publicado hoje, terça-feira, em Miami (Florida), afirma que as previsões apontam para uma época ciclónica muito activa, com 13 a 16 tempestades e entre oito a 10 furacões.

O vice-almirante Conrad Lautenbacher, que dirige a administração nacional para os oceanos, acredita que entre dois a quatro ciclones poderão atingir as costas americanas, mais especificamente a costa do Golfo do México.

O relatório do CNF refere ser pouco provável que os recordes da época ciclónica atingidos em 2005 se repitam este ano.

Robert Latahm, responsável pelos serviços de emergência no Mississipi (sul dos EUA), não afasta a hipótese da ocorrência de um furacão ainda mais devastador do que o “Katrina”, que matou no final de Agosto e início de Setembro mais de 1.300 pessoas nos Estados Unidos.

Os responsáveis voltaram a alertar os habitantes das regiões que poderão ser afectadas pelos furacões para os levarem a sério e para se prepararem para lidar com eles.

2005 contabilizou 28 ciclones e tempestades tropicais, e um número recorde de três furacões de intensidade 5, a máxima na escala de Saffir-Simpson.

Gina Macedo
Foto: NASA