Osama bin Laden emitiu ontem, terça-feira, à noite, um novo registo áudio na Internet, em que iliba o francês de origem marroquina Zacarias Moussaoui de quaisquer responsabilidades no planeamento dos atentados do 11 de Setembro de 2001.

“Fui o responsável pelos 19 irmãos [envolvidos nos atentados] e nunca designei o irmão Zacarias para estar com eles nessa missão”, disse o dirigente da al-Qaeda, num registo que segundo um oficial de contra-terrorismo em Washington, citado pela Associated Press, deverá ser autêntico.

Zacarias Moussaoui é actualmente o único julgado pelos ataques do 11 de Setembro de 2001, tendo sido condenado a prisão perpétua. Segundo bin Laden, nem o francês nem quaisquer dos detidos em Guantanamo terão qualquer responsabilidade nos atentados, até porque “alguns deles opõem-se aos métodos da al-Qaeda para combater a América”, disse no comunicado.

Osama bin Laden rotula ainda de “vazio” o depoimento de Moussaoui e considera que foi obra de pressões durante o tempo de prisão, negando que tenha sido o 20º sequestrador, visto que “ainda estava a aprender a voar”.

A gravação de cerca de cinco minutos foi acompanhada de uma foto do dirigente da al-Qaeda e, caso se prove a sua autenticidade, será o terceiro comunicado de bin Laden deste ano.

André Sá
c/ agências
Foto: DR