O Mundo Mix PT regressa ao Porto este fim-de-semana, nos dias 1 e 2 de Julho, no edifício da Alfândega. “A novidade da edição deste ano é a presença de criadores que vêm do Brasil e de Moçambique”, avançou ao JPN, Ana Araújo, uma das organizadoras do evento.
“Novos talentos em Português” foi uma iniciativa lançada antes da realização do Mundo Mix, que “tinha como objectivos trazer criadores provenientes de países de expressão portuguesa e proporcionar o intercâmbio entre artistas nacionais e internacionais”, explica Ana Araújo.
A organizadora do Mundo Mix diz que a proposta é “divulgar talentos e fazer com que os novos criadores tenham um espaço para mostrar as suas obras fora do espaço comercial mais ‘mainstream'”. “É um espaço onde acorrem muitas pessoas e muito bem aceite pelo público. A média de visitantes está nos 22 mil, mas o objectivo desta edição é atingir os 90 mil”, afirma.
O Mundo Mix vai ter cerca de 50 expositores, onde se poderão encontrar marcas alternativas que apostam maioritariamente na moda, bijuteria, pintura, decoração e fotografia. “A música é uma das coqueluches do evento”, que será marcado pela presença de alguns DJ e bandas. A entrada nos concertos e em todas as actividades é grátis.
De Moçambique chega Genito Santana, músico que toca instrumentos tradicionais africanos como a timbila (espécie de xilofone) e mbira (lamelofone). O escultor moçambicano Frank Ntaluma, que trabalha a madeira e a arte Makonde, típica da África Oriental, também vai exibir as suas obras no Mundo Mix. O evento será marcado pela divulgação da gastronomia e doces tradicionais de Moçambique.
A brasileira Milene Pereira é uma das jovens artistas que participa na iniciativa “Novos talentos em Português”. Trabalha principalmente na área do estilismo de moda e de bijuteria, recorrendo a materiais típicos brasileiros como o chifre de boi, a madeira e o coco.
Os artistas que vêm do estrangeiro participam gratuitamente no certame, mas “a maioria dos participantes paga para estar no Mundo Mix”, adianta Ana Araújo.
O Mundo Mix vai na sua 12ª edição, tendo-se realizado várias vezes ao ano em cidades portuguesas como Lisboa, Porto e Lagos e no Brasil.