Arranca amanhã, sábado, o 14º “Curtas Vila do Conde” – Festival Internacional de Cinema. A edição deste ano, que se prolonga até dia 16 de Julho, aposta no cinema asiático, trazendo a Vila do Conde um dos mais importantes realizadores do novo cinema de Taiwan, Hou Hsiao Hsien, e Apichatpong Weerasethakul, uma das revelações actuais do cinema tailandês.

No primeiro dia, às 23h, vai ser exibido “Millenium Mambo” (na foto), de Hou Hsiao Hsien. Nomeado para “Palma de Ouro” no Festival de Cannes, em 2001, foi considerado pela revista francesa “Cahiers du Cinema” como um dos 10 melhores filmes desse ano. O realizador retrata a vida quotidiana de Taipé, através do percurso conturbado de uma rapariga, dividida entre dois homens.

O festival tem oficialmente início, às 18h, com a inauguração de duas exposições na galeria Solar. “Waterfall” e “Frame by Frame” foram concebidas por dois dos cineastas em foco este ano, Apichatpong Weerasethakul e Peter Tscherkassky. De um lado, o experimentalismo do austríaco Tscherkassky, na sua primeira exposição mundial. Do outro, os esboços de narrativas, perdidas na selva tailandesa, filmadas por Weerasethakul e também em estreia mundial em Vila do Conde.

Às 21h30, será exibida uma colecção de curtas da primeira década do século XX, acompanhadas pela banda sonora encomendada ao projecto musical Bulllet. A partir da 01h30, o DJ Mr. Mitsuhirato (Mondo Bizarre DJ Team) e os Sete Magníficos abrem as noites do festival.

Carina Branco