Luiz Felipe Scolari anunciou, hoje, a primeira lista de convocados depois do Mundial 2006. Sem Luís Figo e Pauleta, que se despediram da Selecção, o seleccionador manteve a maior parte do grupo que esteve na Alemanha, mas introduziu cinco novidades.

Pela primeira vez convocado foi o médio do Sporting, Carlos Martins, a que se juntaram os regressados Ricardo Rocha (Benfica), João Moutinho (Sporting), Quaresma (FC Porto) e Hugo Almeida (Werder Bremen).

De fora da lista, por ainda não estarem a 100%, ficaram três jogadores que marcaram presença no Mundial: o defesa Miguel e os médios Hugo Viana e Maniche.

A equipa nacional defronta a Dinamarca no dia 1 de Setembro, em Brondby, às 20h locais (19h em Portugal), num jogo amigável de preparação para o embate com a Finlândia, cinco dias depois em Helsínquia. Este jogo já será a contar para a fase de apuramento para o Euro 2008.

Foram convocados os guarda-redes Quim (Benfica) e Ricardo (Sporting); os defesas Paulo Ferreira (Chelsea), Ricardo Carvalho (Chelsea), Ricardo Costa (F.C. Porto), Fernando Meira (Estugarda), Ricardo Rocha (Benfica), Caneira (Sporting) e Nuno Valente (Everton); os médios Petit (Benfica), Carlos Martins (Sporting), Costinha (At. Madrid), João Moutinho (Sporting), Tiago (Lyon) e Deco (Barcelona); e os avançados Cristiano Ronaldo (Manchester United), Hélder Postiga ( F.C. Porto), Hugo Almeida (Werder Bremen), Boa Morte (Fulham), Nuno Gomes (Benfica), Ricardo Quaresma (F.C. Porto) e Simão (Benfica).

Sub-21 também com novidades

José Couceiro, que substituiu Agostinho Oliveira, também divulgou a lista de convocados da selecção sub-21 para os jogos de apuramento com a Letónia e a Polónia para o europeu da categoria, que se realiza em 2007 na Holanda. Julien, do Vitória de Setúbal, e Ruben Fernandes, do Portimonense são as novidades.

São 20 os jogadores escolhidos por Couceiro: os guarda-redes Ricardo Baptista e Paulo Ribeiro; os defesas Amoreirinha, João Pereira, Manuel da Costa, Miguel Veloso, Rolando e Ruben Fernandes; os médios Sérgio Organista, Julien, Paulo Machado e Rubem Amorim; e os avançados Vieirinha, Filipe Oliveira, Ivanildo, João Moreira, Nani, Vaz Tê, Varela e Yannick Djaló.

João Queiroz
[email protected]
Foto: UEFA